“É um Congresso de grande importância para nossa categoria debater a conjuntura política e definir a tática da Fitmetal para o próximo período”, afirma Assis Melo, presidente da Federação
Com cerca de 80 delegados de oito estados, a Fitmetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil) inicia nesta quinta-feira (27), em São Paulo, seu 4º Congresso Nacional. A atividade será realizada na sede da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
“É um Congresso de grande importância para nossa categoria debater a conjuntura política e definir a tática da Fitmetal para o próximo período. Num momento em que o governo Lula lidera a reconstrução nacional, é preciso reafirmar o papel dos trabalhadores”, afirma Assis Melo, presidente da Federação.
A abertura do Congresso está marcada para as 17 horas. Ainda nesta quinta, a Fitmetal realiza um ato político com o tema “Avançar na Reconstrução do Brasil, com Mais Indústria, Desenvolvimento e Valorização do Trabalho”. Entre os convidados, estão a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP); o presidente da CTB, Adilson Araújo, (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); e o vice-presidente da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (“Juruna”).
Nesta sexta-feira (28), a programação será retomada com o Seminário Internacional “Uma Nova Ordem Mundial? A Luta pela Paz e Outros Desafios Geopolíticos na Atualidade”. Os debatedores serão Ana Prestes, secretária de Relações Internacionais do PCdoB; José Reinaldo Carvalho, presidente do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade Aos Povos e Luta Pela Paz); Eremi Melo, secretária-geral da UIS Metal; Viviana Abud Flores, secretária de Mulheres da UIS Metal; Divanilton Pereira, secretário-geral-adjunto da FSM (Federação Sindical Mundial); e Nivaldo Santana, secretário de Relações Internacionais da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).
Um debate sobre “Os Desafios da Reconstrução Nacional” terá como expositor Walter Sorrentino, vice-presidente do PCdoB e presidente da Fundação Maurício Grabois. Na sequência, os delegados participam do lançamento do livro “Meio Século de Luta – Por uma Pátria Livre e Soberana rumo ao Socialismo”, de Ubiraci Dantas de Oliveira (“Bira”), vice-presidente da CTB e da Fitmetal.
As Teses ao 4º Congresso da Fitmetal serão apresentadas no período da tarde, assim como balanço da atuação da UIS Metal. A programação continua no sábado (29) no Painel “Os Desafios da Reindustrialização Brasileira”, com Diogo Santos, economista do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Na parte final, também no sábado, os delegados debatem “A Fitmetal que Queremos (e Devemos) Construir para os Próximos Anos”, votam as Resoluções e Plano de Lutas do 4º Congresso, além de elegerem a próxima direção.
Por: André Cintra – FITMETAL.