O Hotel Fiesta, em Salvador, sedia o primeiro encontro presencial da Formação de Coordenadores e Coordenadoras Pedagógicos da Bahia, promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEC) e coordenado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). A APLB-Sindicato participa do evento, que termina nesta terça-feira (25), com a professora Arielma Galvão.
“Em 2019, quando cheguei na rede como coordenadora pedagógica e já diretora da APLB-Sindicato, na primeira plenária que a APLB organizou naquele ano, dentre os pleitos, foram ditos a necessidade de ter uma especialização para a coordenação pedagógica que fortalecesse a ação pedagógica na Bahia, sem deixar de reconhecer a identidade do segmento. Que não houvesse apenas cursos com fragmentação da carga horária e que o sindicato fosse envolvido no processo. Nesse momento estamos vivendo a conquista desses pleitos, por luta e força da categoria através da APLB-Sindicato”, destacou Arielma.
Segundo a dirigente, a APLB acompanhará a implementação da ação, “e continuará pautando outros pleitos da categoria, não só no âmbito da formação, como também em outros itens que dialogam com a valorização da Profissão Docente”.
O evento tem a participação de educadores de 13 dos 27 Núcleos Territoriais de Educação da Bahia. A atividade integra a programação da formação, que será certificada pelo Instituto Ânima e tem objetivo de dar o suporte necessário para ampliar a ação articuladora da Coordenação do trabalho Pedagógico. O público terá momentos para aprofundamento teórico, oficinas temáticas, interação e compartilhamento das ações a partir da reflexão e sistematização dos grupos, seminários, elaboração de um projeto de intervenção e acompanhamento das ACs.
com informações da APLB e da SEC