José Augusto visita a CTB e apresenta novo livro sobre segurança e saúde no trabalho

Nesta segunda-feira (24), o consultor técnico em segurança do trabalho, jornalista e escritor José Augusto da Silva Filho esteve na sede da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) para divulgar seu novo livro. Autor de obras como Ciências Sociais e Políticas na Área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO/PGR), o especialista abordou temas fundamentais sobre mudanças na gestão da segurança e saúde ocupacional no Brasil.

Segundo José Augusto, o livro é dividido em três grandes temas. O primeiro trata do papel educacional da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na prevenção de assédio moral, sexual e qualquer forma de violência no ambiente de trabalho. O autor destaca que essa iniciativa faz parte do Programa Emprega Mais Mulheres e visa promover uma mudança de cultura dentro das empresas.

O segundo tema aborda o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), um novo modelo de gestão de segurança do trabalho que substituirá a abordagem tradicional adotada desde 1972. A grande novidade, segundo José Augusto, é a inclusão dos fatores de risco psicossociais no ambiente de trabalho a partir de maio deste ano. Ele afirma que essa mudança está provocando uma revolução no país, impactando empresas, trabalhadores e até o próprio governo, que já está preparando os auditores fiscais para esse novo momento.

Já o terceiro ponto trata da ISO 45003:2021, norma internacional que estabelece diretrizes para a gestão da saúde e segurança psicológica no trabalho. A norma complementa a ISO 45001 e o GRO/PGR, criando um novo padrão para a prevenção de riscos psicossociais nas empresas.

Parceria com a CTB e nova edição do livro

José Augusto reforçou que a parceria com a CTB será essencial para a disseminação dessas novas diretrizes entre os trabalhadores.

“A parceria com a CTB é justamente para atender à base, que vai precisar dessa atualização e capacitação. Vamos desenvolver ações através da Central, do Instituto e de iniciativas regionais dos filiados, promovendo cursos, workshops e outros eventos sobre esses temas, sempre com clareza e riqueza de conteúdo”, afirmou.

Além disso, o autor anunciou a segunda edição do seu livro, que trará a tradução integral da ISO 45003 para o português – algo inédito até o momento. O lançamento está previsto para maio, coincidindo com a implementação das novas diretrizes de segurança do trabalho no Brasil.

“Essa segunda edição já está em fase de diagramação e editoração. Em maio, ela será lançada com a norma de segurança e saúde psicológica totalmente traduzida para o português, uma novidade que vai facilitar o acesso e a compreensão desse novo modelo de gestão para os profissionais da área”, concluiu.

3 Comentários

  • Parabéns pela iniciativa e preocupação com a verdade das informações.
    Saúde e Segurança no trabalho deveria fazer parte da agenda escolar.

  • Muito bem até que enfim!!! Qnts passam pir depressão, ansiedade é não tem compreensão dos colegas principalmente dos líderes q ao invés de nós tratar melhor faz ao contrário, sem compreensão chamam atenção da gente perto dos outros da equipe acaba q perdendo o respeito, por nós muita opressão garga de trabalho, quase não podemos respirar, ouvimos piadas, dai por diante. Sem compreensão pela liderança acabamos que ficando pior sem ânimo de ir ao trabalho enfim . Esperamos q seja concretizado realmente essa lei. 👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.