A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), foi representada na Reunião do Comitê Executivo UIS – SP (União Internacional Sindical do Serviço Público e afins), em Lisboa, Portugal, com a participação do Secretário de Informação e Publicidade Luiz André, que é secretário de Formação e Cultura da CTB-RJ.
Participaram representantes da África do Sul, Brasil, Chipre, Colômbia, Egito, Grécia, tália, México, Nepal, Peru, Portugal e Sri Lanka visando estabelecer o planejamento de ações da entidade para o ano de 2025.
O principal tema de debate desse ano é a luta contra as privatizações. O sucateamento do serviço público oferecido à população e a contínua desvalorização do servidor é estratégia recorrente e amplamente aplicada pelo mundo afora como forma de justificar privatizações e beneficiar grupos econômicos financeiramente em detrimento à boa prestação de serviços e à qualidade de vida do trabalhador da função pública.
A recente sanha pela privatização do serviço de água e esgoto no Estado de São Paulo, mesmo diante dos inúmeros problemas relatados pela população com a privatização desse mesmo serviço no Rio de Janeiro, é um excelente exemplo de como o neoliberalismo se comporta. O lucro é a única justificativa que importa.
A UIS do Serviço Público é um dos seguimentos da Federação Sindical Mundial que nesse ano completa 80 anos de existência.