Em um evento realizado em Rio Grande, autoridades do setor marítimo, Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF) e Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante (SINDMAR), se reuniram para a assinatura do contrato de aquisição de quatro navios da classe Handy, um passo importante para a renovação e ampliação da frota mercante do sistema Petrobras.
A Transpetro/Petrobras, em parceria com os estaleiros Rio Grande e Mac Laren, confirmou o investimento que fortalece a cabotagem brasileira e substitui os navios de outras bandeiras atualmente afretados pela Petrobras para operar em águas.
Carlos Augusto Muller, presidente do Sindmar, da Conttmaf e secretário adjunto de relações internacionais da entidade, fez um pronunciamento afirmando a posição do setor. “Defendemos o aumento da frota brasileira em substituição aos numerosos navios de outras bandeiras afretados pela Petrobras para operar em nossas águas nacionais. A cabotagem brasileira é dos brasileiros!”, declarou Muller, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do setor.