O 14º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (14º CNTTR) será realizado nos dias 01, 02 e 03 de abril de 2025, em Luziânia/GO. O CNTTR é a instância máxima de debate e deliberação da CONTAG, bem como da eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal. Até a sua realização, há todo um processo de construção com as 27 Federações filiadas. Nesta quinta-feira (19), um passo importante foi dado com a composição de uma chapa de unidade para próxima gestão.
Pela primeira vez, ao longo de seis décadas de sua fundação, a CONTAG será presidida por uma mulher. Vânia Marques Pinto, do estado da Bahia, atual secretária de Política Agrícola da Confederação, sucederá a Aristides Santos na Presidência e comandará a Diretoria composta por 12 pessoas, sendo seis mulheres e seis homens, reafirmando a paridade na sua composição em todos os níveis de sua Diretoria (Executiva e suplência), bem como no seu Conselho Fiscal (titulares e suplentes), assim como o mínimo de 20% de jovens.
Composição da chapa:
Diretoria Executiva
Presidência – Vânia Marques Pinto (BA)
Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais – Marcos Vinicius Dias Nunes (MG)
Secretaria Geral – Maria José Morais Costa (PI)
Secretaria de Finanças e Administração – Aristides Veras dos Santos (PE)
Secretaria de Política Agrícola – Márcio Langer (RS)
Secretaria de Política Agrária – Edimilson Costa da Silva (MA)
Secretaria de Formação e Organização Sindical – Edjane Rodrigues Silva (AL)
Secretaria de Políticas Sociais – Antônio Erinaldo Lima Vasconcelos (CE)
Secretaria de Meio Ambiente – Sandra Paula Bonetti (PR)
Secretaria de Mulheres – Melissa Gabrieli da Silva Vieira (MT)
Secretaria de Jovens – Dalilla Santos (GO)
Secretaria de Terceira Idade – Carlos Augusto Santos Silva (PA)
Conselho Fiscal Efetivo
Clébio Marques Brambati (ES)
Aline Maier (SC)
Lisiane Pedrosa (AC)
Antonio Oliveira (SE)
“A nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal Efetivo e suas respectivas suplências são fruto de um amplo processo de debate, negociação e de busca pela unidade e representatividade das cinco regiões, das 27 Federações, de representação dos sujeitos e da diversidade, considerando a dimensão dos temas políticos e a composição da chapa. Estamos com grandes expectativas e um grande avanço será, pela primeira vez, ter uma mulher na Presidência da CONTAG”, destacou o presidente, Aristides Santos.
“É uma honra representar as mulheres neste espaço e quero agradecer a confiança. Na presidência não será a Vânia, e sim as mulheres. Queremos fazer um trabalho coletivo. Quero honrar todas as mulheres que construíram o movimento sindical e que vem fortalecendo a nossa luta ao longo do tempo. Ser mulher, trabalhadora e militante é um desafio grande, mas precisamos reafirmar esse lugar como um espaço com sensibilidade e solidariedade. A CONTAG é um espaço que luta e possibilita vida digna para as famílias agricultoras e é por isso que eu acredito na CONTAG e na nossa luta”, enfatizou Vânia Marques Pinto.
O período de registro da chapa será de 24 a 28 de fevereiro de 2025 e a eleição acontecerá no último dia do 14º Congresso da CONTAG, no dia 03 de abril.
Com informações: CONTAG.