Entre os dias 13 e 14 de fevereiro de 2025, a APLB-Sindicato Feira promoveu a Jornada de Luta com o tema “Educação Insurgente e a Luta por Direitos: Resistir e Reexistir em Tempos de Crise”, reunindo educadores, representantes sindicais e autoridades para debater as questões urgentes que afetam a educação pública e os direitos dos trabalhadores da educação. Adilson Araújo, presidente da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), participou do primeiro dia do evento no painel “Desafios do Sindicalismo e Políticas Públicas”, juntamente com o coordenador-geral da APLB, professor Rui Oliveira, e a deputada federal Alice Portugal (PCdoB).
“Nossa Central é democrática, classista, pluralista e internacionalista; estamos organizados em todos os estados e no Distrito Federal. A presença dos professores — trabalhadores em educação — é um alicerce primordial para nossa Central que abrange um conjunto diversificado de categorias construindo esse projeto”, disse Adilson Araújo, presidente da CTB.
Na sequência, um momento cultural marcou a noite com o “Show Viva Gal”, apresentado pela cantora e compositora Kareen Mendes. Ela emocionou o público ao prestar uma homenagem à nossa cultura popular. A apresentação ainda foi um momento de acolhimento aos novos professores concursados das redes estadual e municipal, reforçando o compromisso da APLB com a formação e valorização dos educadores.
14 de Fevereiro: Educação Insurgente e Práticas Pedagógicas de Resistência
No segundo dia do evento, o debate será voltado para as práticas pedagógicas de resistência e transformação na mesa redonda “Educação Insurgente: Enfrentando Desigualdades e Promovendo Diversidade”. Participaram Carla Akotirene — doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia — consultora em políticas públicas; Vitalina Silva — especialista em questões de gênero na educação; sendo mediada por Arielma Galvão — diretora-geral adjunta de Educação da APLB.
A discussão aborda os desafios de enfrentar as desigualdades no sistema educacional e as práticas pedagógicas inovadoras e insurgentes que buscam promover a inclusão, a diversidade e a transformação social dentro das escolas.
Assembleia da Rede Municipal
À tarde, será realizada a Assembleia da Rede Municipal, no espaço da sede da APLB Feira, onde serão discutidas as pautas locais de interesse dos trabalhadores da educação, com foco na mobilização e nas estratégias de resistência frente aos retrocessos impostos às políticas públicas educacionais.
A discussão aborda os desafios enfrentados pelas desigualdades no sistema educacional brasileiro bem como práticas pedagógicas inovadoras que buscam promover inclusão social através das escolas.
Informações: APLB-Sindicato.