CTB participa de intercâmbio nos EUA

Foto: divulgação.

De 5 a 19 de janeiro de 2025, Washington, nos Estados Unidos, sediou o Programa de Intercâmbio de Líderes Trabalhistas Brasil/EUA, reunindo dirigentes sindicais de diversas categorias. Esta iniciativa pioneira é fruto da parceria entre o Governo Federal do Brasil e o Governo dos Estados Unidos, envolvendo o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil e o Departamento do Trabalho dos EUA. Instituições como o Institute for Latin American and Iberian Studies (ILAIS)Florida International University (FIU)United Food and Commercial Workers International Union (UFCW)Solidarity Center e a Catholic University of America também colaboraram no programa.Os trabalhadores rurais brasileiros foram representados por Maria Samara de Souza, Secretária de Gênero e Geração da CONTAR, indicada pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Durante o intercâmbio, os dirigentes tiveram a oportunidade de discutir a história trabalhista nos dois países com renomados especialistas. Entre os temas abordados estavam:

Legislação Trabalhista: Comparação entre a NLRA (National Labor Relations Act) dos EUA e a CLT brasileira.

Sistema de Justiça do Trabalho: Análise das diferenças entre os sistemas jurídico e administrativo dos EUA e do Brasil.

Negociação Coletiva: Introdução às práticas de negociação coletiva nos EUA, com foco nas funções dos representantes sindicais.

Além das aulas teóricas, os participantes realizaram visitas a instituições importantes, como a embaixada do Brasil nos EUA, o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB), o Departamento de Trabalho dos EUA (DOL), e a AFL-CIO.Essa troca de experiências é fundamental para que os dirigentes compreendam as relações e diferenças entre os direitos trabalhistas nos dois países, buscando maneiras de utilizá-las em benefício dos trabalhadores. Samara destacou que “o intercâmbio foi um momento único de troca de experiências entre os dirigentes sindicais do Brasil e Estados Unidos”, enfatizando a importância da legislação americana e do modelo de negociação coletiva para melhorar a atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores. O programa representa uma valiosa oportunidade para fortalecer os movimentos sindicais e sociais, promovendo um aprendizado mútuo que visa melhorar as condições de trabalho e vida dos trabalhadores em ambos os países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.