CTB participa de 24ª Cúpula de Chefes de Estado da ALBA-TCP, na Venezuela

Foto: divulgação.

Na última sexta-feira (13) a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada pelo secretário-adjunto de Políticas sociais, esporte e lazer, Carlos Rogério Nunes, participou da Reunião do Conselho de Movimentos Sociais da liança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP), e no sábado (14) da 24ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da ALBA-TCP, realizada em Caracas, Venezuela. Este evento não apenas comemorou o bicentenário da Batalha de Ayacucho, ocorrida em 9 de dezembro de 1824, mas também reafirmou o compromisso dos países membros com a soberania, paz e autodeterminação dos povos latino-americanos.

Contexto da reunião do Conselho

O espaço CMS é um espaço anti-imperialista, anti-colonialista, anti-neoliberal, anti-fascista e anti-sionista, empenhado em trabalhar para alcançar a maior quantidade possível de segurança social e felicidade, em harmonia com a natureza, a justiça social e o verdadeira soberania dos nossos povos.

Contexto da cúpula

A cúpula marcou o vigésimo aniversário da ALBA-TCP, uma aliança que surgiu como uma resposta ao imperialismo e ao neoliberalismo na América Latina. Durante o evento, os líderes enfatizaram a importância da luta contra as iniciativas imperialistas e a necessidade de fortalecer as democracias populares na região, destacando a solidariedade com países como Venezuela e Cuba.

Reunião do conselho de movimentos sociais

No dia anterior à cúpula, em 13 de dezembro, a CTB participou da reunião do Conselho de Movimentos Sociais da ALBA. Este conselho visa promover um diálogo político entre os movimentos sociais, focando em temas como a luta anti-imperialista e a defesa das democracias populares. Carlos Rogério Nunes, destacou que o conselho busca unificar os movimentos sociais latino-americanos na luta contra o imperialismo norte-americano e em solidariedade com os povos oprimidos.

Propostas e compromissos

Durante a cúpula, foram discutidas diversas propostas para fortalecer a ALBA como um bloco econômico e político. Entre as iniciativas apresentadas estão:

Criação de brigadas temporárias para intercâmbio e solidariedade entre movimentos sociais.

Estabelecimento de um Fundo de Solidariedade para apoiar vítimas do fascismo e desastres naturais.

Formação de uma escola e agência de notícias dos movimentos populares para combater a concentração midiática

Os líderes também reafirmaram a importância do Petrocaribe, um programa histórico de fornecimento de petróleo que visa garantir a soberania energética dos países membros

A 24ª Cúpula da ALBA-TCP não apenas celebrou conquistas históricas, mas também traçou um caminho para o futuro, buscando fortalecer as alianças entre os povos latino-americanos em um contexto global desafiador. A participação ativa da CTB reflete o compromisso contínuo com a luta por justiça social e solidariedade na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.