Qual lugar do homem na luta contra à violência de gênero? Essa importante pergunta será o ponto central dos debates na ”Roda de Conversa: Precisamos falar com os Homens! Uma jornada por Igualdade de Gênero”, realizada pela CTB Bahia, através da Secretaria da Mulher. O encontro acontece nesta sexta-feira (6), a partir das 14h, no auditório do SINTRACOM-BA (Barroquinha, em Salvador).
Segundo a secretária Flora Lassance, a atividade faz parte da campanha Dia Nacional Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher e conta com o apoio dos sindicatos filiados e instituições parceiras, como ação dos 21 dias de Ativismos pelo Fim da Violência Contra Mulher 2024.
“Questões de masculinidades, diferente do feminismo, ainda são consideradas tabu na sociedade, mas para que os homens somem na luta contra a violência de gênero precisamos ir além. É necessário despertar e envolver os homens para o combate das mais diversas formas de violência contra as mulheres, uma vez que o ato físico não é a única expressão. A eliminação da violência de gênero depende de que os homens participem ativamente da luta, através de diálogos, práticas e ações como esse encontro e essa campanha”, destaca.
Para a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, o movimento sindical pode contribuir muito na conscientização dos homens para eliminar esse problema. “Nossas entidades são respeitadas na sociedade pelas lutas que desenvolvem, permitindo que debates importantes como esse cheguem nas categorias e promovam as reflexões necessárias para que os trabalhadores possam ter uma relação de respeito e maior igualdade com suas companheiras. A Roda de Conversa é uma contribuição da Central e dos nossos sindicatos nessa discussão”, enfatiza.
Informações: CTB-BA.