Os presidentes das federações que representam trabalhadores portuários, Mário Teixeira (Fencccovib), Sérgio Giannetto (FNP) e José Adilson (FNE), juntamente com uma comitiva de deputados federais, foram recebidos nesta terça-feira, 26, pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O encontro teve como objetivo discutir a tramitação do anteprojeto que propõe modificar a Lei dos Portos, elaborado pela Comissão de Juristas.
Arthur Lira sugeriu que o texto seja analisado pelas federações e pelo governo federal antes de qualquer tramitação na Câmara. As lideranças presentes defenderam a importância de uma discussão mais aprofundada junto aos trabalhadores, considerando que o anteprojeto pode ter implicações significativas para a categoria.
Adicionalmente, o anteprojeto não foi bem recebido por parte do governo e por alguns empresários do setor portuário. Josué King, presidente do Sindicato dos Arrumadores na Capatazia do Espírito Santo e secretário-geral da Fencccovib, enfatizou a necessidade de ampliar o debate com os representantes dos trabalhadores. Ele destacou que “a Comissão de Juristas foi formada, em sua maioria, por representantes do empresariado, não houve um equilíbrio nesse diálogo; por isso, é essencial que os trabalhadores possam discutir com mais profundidade vários pontos que impactam diretamente o trabalho dos portuários”.
No encontro também estavam presentes os deputados Lindbergh Farias, Alexandre Lindenmeyer, Helder Salomão, Tadeu Veneri, Gleisi Hoffmann, Ana Paula Lima, Delegado da Cunha e Hugo Motta, candidato à presidência da Câmara dos Deputados.
Informações: Arrumadores na Capatazia.