SINTRACOM e FETRACOM planejam campanha salarial

Foto: divulgação.

Planejar para realizar uma campanha salarial impactante para os trabalhadores e trabalhadoras da construção civil na Bahia foi o foco do seminário realizado no dia 23 de novembro, pelas diretorias do SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE, em Salvador. O evento contou com a participação de trabalhadores e trabalhadoras, que também se reuniram em uma assembleia geral. Durante a atividade, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao saudoso dirigente Raimundo Brito. Estiveram presentes a presidenta da FLEMACON, Lúcia Maia; a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza; e a superintendente técnica do DIEESE, economista Ana Georgina Dias.

O encontro debateu e aprovou uma pauta de reivindicações que inclui um reajuste salarial de 8%, o mesmo percentual nas cláusulas econômicas e a manutenção dos direitos já conquistados. Carlos Silva, presidente do SINTRACOM-BA, destacou: “A campanha deste ano começa com um grande desafio. Com nossa data-base em janeiro, a atual Convenção vale até 31 de dezembro. A partir de 1º de janeiro, precisamos implementar grandes ações nas obras. Vamos mobilizar as bases e discutir as reivindicações com nossos colegas de trabalho”.

Lúcia Maia enfatizou a importância de fortalecer a luta para pressionar o sindicato patronal, afirmando: “Só com luta conseguiremos um bom reajuste e garantir a manutenção dos direitos conquistados na nova CCT. Nossa palavra de ordem é participar e lutar por avanços nas conquistas”, disse.

Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia, reafirmou o apoio da Central às entidades: “Estaremos ao lado de vocês nesta campanha salarial para ajudar no que for necessário. Este é um grande momento para as entidades sindicais e suas categorias. É hora de buscar valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, garantindo um reajuste digno e melhores condições de trabalho”, enfatizou.

Cenário Positivo

Ana Georgina Dias apresentou uma perspectiva otimista para o setor da construção civil em 2025, com vários lançamentos previstos e um mercado aquecido. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), os lançamentos cresceram 17,3% e as vendas de imóveis aumentaram 19,7% entre janeiro e setembro de 2024. “A expectativa é de um crescimento de 3,5% no setor da construção neste ano. No entanto, permanecem preocupações com as altas taxas de juros e mudanças nas regras de financiamento pela Caixa Econômica Federal, além da redução do saldo do FGTS devido ao saque-aniversário, que dificultam o financiamento de novas moradias para famílias de baixa renda,” explicou.

Ela também ressaltou fatores que contribuem para essa perspectiva positiva: o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) foi responsável por 50% dos lançamentos e 44% das vendas no terceiro trimestre de 2024, totalizando 46.142 unidades vendidas. “De janeiro a setembro de 2024, o MCMV registrou aumentos significativos: 58,7% nos lançamentos e 43,6% nas vendas de imóveis. Nos últimos 12 meses, esses aumentos foram de 50% e 34%, respectivamente. As melhorias no emprego e na renda também impulsionam o setor. Além disso, iniciativas como o Novo PAC reforçam os investimentos na construção,” concluiu.

Com informações: Sintracom e Fetracom.

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