A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu início, nesta quinta-feira (21), à votação para a escolha do Comitê Editorial e de Programação (Comep) e dos membros do Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (Cpadi). Esta iniciativa faz parte do Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública (Sinpas).
A votação, que é realizada online e vai até o dia 28 de novembro, permite que qualquer pessoa cadastrada no portal de serviços do Governo Federal (gov.br) participe. O Comep será composto por 11 titulares e 11 suplentes, enquanto o Cpadi terá 16 titulares e o mesmo número de suplentes.
Candidatas da CTB para o COMEP
Ana Paula Pereira foi indicada como titular II e Déborah Evellyn Irineu Pereira como suplente II pelo CTB.
Ana Paula Pereira
Cargo: Vice-presidente do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro e diretora de Comunicação da CTB RJ.
Experiência: Iniciou sua trajetória nos movimentos sociais aos 15 anos, atuando principalmente na defesa dos direitos dos trabalhadores. Acredita que a comunicação popular é essencial para a expressão das classes populares, especialmente no contexto operário e sindical.
Déborah Evellyn Irineu Pereira
Formação: Licenciada e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Metodologia de Ensino de Geografia e atualmente pós-graduanda em Tecnologias Educacionais pela Universidade de São Paulo (USP).
Experiência: Foi presidenta do Diretório Central dos Estudantes da UFG entre 2012 e 2013 e atuou como diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) de 2014 a 2017. Atualmente, é professora na rede pública da Bahia e coordenadora geral do cursinho popular Professora Clarice, além de ser diretora de imprensa da APLB-Sindicato e diretora de formação da juventude na CTB Jovem.
Candidatos do Barão de Itararé, apoiados pela CTB para o CPADI
Luciana de Oliveira (vote aqui)
Nascida em Porto Velho/RO, é jornalista e bacharel em Direito, e ativista pelos Direitos Humanos. Foi repórter, editora e apresentadora da TV RO, TV Alamanda, TV Meridional e Sistema Gurgacz de Comunicação. Atualmente produz reportagens para o blog que tem o seu nome, o blog da da Luciana Oliveira. É colunista e repórter do portal Brasil 247, além disso, colabora com os portais da mídia alternativa como Brasil de Fato, Jornalistas Livres e Mídia Ninja. Uma voz para ecoar todas as vozes dos povos das terras, das águas e das florestas do Norte, da Amazônia.
Anderson Moraes (Suplente)
Nascido em São Paulo/SP, é jornalista e assessor de imprensa. Após ter uma WebRadio esportiva, fundou em 2016, o Jornal Empoderado que se tornou uma referência em um jornalismo Antirracista e com compromisso nos direitos humanos, – recebeu o prêmio “Cidadania na Periferia” pelo Ministério dos Direitos Humanos e SECOM. Militante do movimento negro e contribui desde a fundação da Frente Nacional Antirracista (FNA) e na Frente Parlamentar Popular pela Democratização da Comunicação (FrenteCom)
A formação desses comitês é considerada uma etapa fundamental para fortalecer um modelo de comunicação pública que seja verdadeiramente centrado na sociedade. O presidente da EBC, Jean Lima, ressaltou que “não existe comunicação pública sem participação social”, enfatizando a necessidade de diversidade para garantir uma comunicação plural e democrática.