Na manhã desta quinta-feira (14), iniciou-se a Cúpula do G20 Social no Rio de Janeiro, marcando o começo de um evento inédito que visa ampliar a participação da sociedade civil nas discussões do G20. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) autogeriu a mesa “Os desafios da classe trabalhadora frente à reforma da governança global e as ameaças de guerra” com o presidente Adilson Araújo e Celina Arêas, secretária da mulher trabalhadora da CTB, participou da mesa do Fórum Nacional de Mulheres sobre “Superação das desigualdades entre mulheres e homens – A relevância da lei de igualdade salarial”.
Adilson Araújo, liderou as discussões, destacando a importância do momento histórico atual para a classe trabalhadora e as forças democráticas em todo o mundo. Em seu discurso, Araújo abordou a crise geral do capitalismo, que ele caracterizou como sendo tanto econômica quanto geopolítica.
Araújo enfatizou em sua fala a decomposição da ordem imperialista mundial liderada pelos EUA, instituída após a Segunda Guerra Mundial, o que tem originado um processo de transição geopolítica conturbado e imprevisível. Ele apontou para a notória decadência dos EUA e das potências capitalistas que compõem o G7, contrastando com a ascensão da China e do BRICS, que agora soma um PIB superior ao do G7.
O presidente da CTB também alertou para o acirramento das lutas de classes, dos choques entre capital e trabalho, e especialmente das tensões e conflitos internacionais, que podem conduzir o mundo a uma catástrofe nuclear. Ele destacou ainda a crise ambiental e climática como um fator agravante do quadro global.
Araújo criticou a ofensiva das classes dominantes contra a classe trabalhadora e o movimento sindical, mencionando a imposição de uma agenda de destruição e flexibilização de direitos trabalhistas, precarização do mercado de trabalho e redução da participação dos salários nos PIBs em quase todo o mundo.
A Cúpula do G20 Social, que ocorre até sábado (16), inclui uma série de atividades voltadas para promover propostas que serão apresentadas aos líderes mundiais durante a Cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19.