Movimento VAT prepara mobilizações no Rio, São Paulo, Fortaleza, Brasília, Vitória, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte.
Ao menos sete capitais do país receberão atos pelo fim da escala 6×1 no próximo dia 15, feriado da Proclamação da República. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), participará dos atos em todos os estados.
Os atos apoiam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pauta a redução da jornada, apresentada pela deputada federal Érika Hilton (Psol-SP). A proposta ganhou forte tração nas redes sociais nos últimos dias, aumentando a pressão sobre o Congresso e a adesão de parlamentares.
Na manhã desta quarta-feira (13), Hilton divulgou que o projeto não só chegou a 171 assinaturas, pré-requisito para começar a tramitar no Congresso, como ultrapassou o número, com 194 signatários. Na lista há deputados de Psol, Rede, PT, PCdoB, PDT, PSB, Solidariedade, Podemos, Avante, MDB, PSD, PSDB, União, PP, Republicanos e PL.
O documento, assinado por Hilton em 1º de maio de 2024, propõe “duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e trinta e seis horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho”.
Confira os locais e endereços!
Rio de Janeiro – Câmara Municipal (Cinelândia), às 10h
Belo Horizonte – Praça 7 às 9h
São Paulo – Av. Paulista com Brigadeiro, às 9h
Fortaleza – Praça do Ferreira, às 10h
Brasília – Rodoviária do Plano Piloto, às 9h
Vitória – Assembleia Legislativa do ES (ALES), às 14h
Porto Alegre – Usina do Gasômetro, às 15h
Com informações: Brasil de fato.