Ciente de que os homens devem atenção a sua saúde, o SINTRACOM-BA realizou, nesta terça (12), uma atividade especial do Novembro Azul com os trabalhadores da Tellus, prestadora de serviços à Coelba, em Salvador. Marcaram presença no evento a deputada estadual Olívia Santana e o vereador Augusto Vasconcelos, ambos do PCdoB.
Eles falaram sobre a conscientização em relação ao câncer de próstata e a saúde dos trabalhadores. “É preciso romper o tabu. Muitos homens ainda têm dificuldade em procurar o médico e realizar exames preventivos, mas a saúde não pode esperar. Aproveito e convido a todos para a manifestação a favor da PEC pelo fim da escala 6×1, no dia 15 de novembro. A vida deve estar acima da exploração pelo trabalho”, disse Olívia.
Augusto Vasconcelos destacou, que a prevenção é o caminho para salvar vidas. “Precisamos incentivar os trabalhadores a cuidarem da saúde e a superarem o preconceito, porque o diagnóstico precoce faz toda a diferença. Mas, falo também da escala 6×1. Estamos mobilizados pela redução da jornada de trabalho. Onde foi implementada, houve diminuição das ausências por doença e até o lucro aumentou com elevação da produção. Por isso defendo a aprovação da PEC que visa diminuir a jornada semanal de trabalho”, enfatizou.
O presidente do Sindicato, Carlos Silva destacou que cuidar da saúde é um ato importante. Nossa entidade luta por salário e melhores condições de trabalho, sem esquecer de outro assuntos importantes, como a saúde do homem. Vamos juntos promover a conscientização e incentivar a prevenção do câncer de próstata”, afirmou.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Aproximadamente 65 mil novos casos são registrados por ano, e a detecção precoce aumenta muito as chances de cura. Mas muitos homens ainda relutam em buscar exames e tratamentos.
Com informações do SINTRACOM-BA e CTB-BA.