A diretora para Assuntos de Gênero e Juventude da Conttmaf, Lorena Pintor Silva, foi eleita para o Comitê Global de Gente do Mar da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF) nesta terça-feira (15), em Marraquexe, no Marrocos, onde está sendo realizado o 46º Congresso da entidade que apoia 740 sindicatos laborais e representa 16,5 milhões de profissionais em 150 países.
Ao ocupar o cargo destinado a mulheres marítimas no grupo, automaticamente Lorena passa a integrar, também, o Comitê Global de Mulheres Trabalhadoras da ITF. A sua gestão se dará entre os anos de 2024 e 2029. Cabe ressaltar que esta é a primeira vez, na história, que alguém do Brasil é eleito para tal vaga pelos sindicatos marítimos de todo o mundo. Anteriormente, tivemos sindicalistas eleitos pelos sindicatos da América Latina para este comitê.
A eleição de Lorena demonstra reconhecimento do sindicalismo mundial para o trabalho realizado pelo Sindmar e para a participação de marítimas brasileiras na atividade que é cerca de oito vezes maior do que o percentual praticado na navegação internacional, considerando a média mundial.
Lorena Silva faz parte da inciativa Sindmar Mulheres – projeto que reúne diretoras do Sindicato e promove ações em prol de melhores condições de trabalho para as nossas representadas numa atividade que ainda é essencialmente masculina, já que as mulheres ocupam, atualmente, 12,6% dos postos de trabalho destinados a oficiais e a eletricistas.
Na ITF, a Seção de Gente do Mar reúne 212 sindicatos de 106 países, os quais representam mais de 1 milhão de trabalhadores marítimos do mundo inteiro.
Informações: Conttmaf.