Conttmaf fortalece representação dos trabalhadores portuários na América Latina no congresso da ITF, em Marrocos

Nesta quinta-feira (17), durante um evento promovido pela ITF (Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte), a Conttmaf (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aéreo e Marítimo) anunciou a nomeação de José Adilson como líder dos portuários da América Latina no Comitê de Práticas Aceitáveis (FPC). O encontro, que reuniu trabalhadores do setor portuário, marítimo, rodoviário e ferroviário, destacou a união entre os sindicatos na busca por melhores condições de trabalho.

A liderança do grupo de marítimos ficará sob responsabilidade de Carlos Augusto Müller, presidente da Conttmaf e do Sindmar, e de Cecília Rodrigues, representante da FNTTAA, que se tornará membro do comitê. Marcus Balbino, presidente do Sindextrarol, foi eleito para o Comitê Global de Jovens Trabalhadores em Transportes, enquanto Lorena Pintor Silva, diretora para Assuntos de Gênero e Juventude da Conttmaf, conquistou posições no Comitê Global de Gente do Mar e no Comitê Global de Mulheres Trabalhadoras da ITF. Além disso, Gustavo Cardoso, dirigente do Sindmar, será parte do Comitê Global de Armazenamento, Distribuição e Logística.

Ricardo Ponzi, presidente da FNTTAA, foi ratificado como vice-presidente do comitê de navegação interior, e Luís Penteado assumiu a vice-presidência do comitê de pesca, reforçando a representatividade brasileira na esfera internacional.

Após o painel, os portuários e marítimos da Conttmaf se reuniram com representantes dos trabalhadores dos EUA, portuários da ILA e marítimos do SIU, para discutir estratégias de mobilização dos trabalhadores nos dois países em defesa de seus direitos, tendo em vista a greve dos portuários prevista para o dia 22 de outubro.

“Foi muito positivo, porque nós fomos em busca de apoio internacional à luta dos trabalhadores portuários, e voltamos de lá com essa carta, né, da direção da ITF, dirigida ao presidente. Da Câmara, o Arthur Lira, ao Presidente da Comissão de Juristas a Seportes, que quer alterar a lei e causar desemprego nos portos, o Douglas Alencar, e também ao Ministro dos Portos, de Porto e Aeroporto, Sílvio Costa Filho”, disse José Antunes, diretor da Fenccovib, que esteve presente no congresso representando a CTB.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.