CTB participa de reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin e centrais para discutir proteção aos trabalhadores da indústria

Foto: André Oliveira.

Nesta terça-feira (15), o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do Distrito Federal (CTB-DF), Flauzino Antunes, participou de uma reunião com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, em Brasília. O encontro contou com representantes de outras centrais sindicais e teve como foco a discussão sobre o programa Nova Indústria Brasil e a proteção dos trabalhadores.

Durante a reunião, também foram abordadas questões relacionadas ao acordo comercial do Mercosul com a União Europeia, que deve ser assinado apenas no próximo ano devido à necessidade de rever algumas questões do governo anterior. A abertura de importações gerada por esse acordo traz preocupações centrais para as centrais sindicais, especialmente em relação à geração de empregos.

Flauzino Antunes e Geraldo Alckmin. Foto: André Oliveira.

 

Alckmin destacou as iniciativas que o governo está implementando, como a promoção da marca brasileira na América Latina, visando incentivar o comércio e aumentar a geração de empregos. Entre essas iniciativas, foi mencionada a criação da letra LCD, um título de desenvolvimento industrial que não depende da taxa Selic, atualmente elevada e que compromete a competitividade.

Flauzino Antunes ressaltou a importância de não apenas controlar os preços, mas também monitorar o nível de emprego, que é uma prioridade na visão do vice-presidente. “O Brasil apresenta um mercado promissor, representando cerca de 26% da América Latina, enquanto a média mundial para comércios regionais varia entre 50% e 70%. Temos potencial para expandir nosso parque industrial e competir, sendo a China nosso principal concorrente. Para isso, é necessário reduzir a taxa de juros e aumentar os investimentos públicos”, afirmou Antunes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.