SSAAEMG apoia o FEPEMG contra a Política de Escolas Cívico-Militares

O SAAEMG vem a público manifestar seu apoio à Nota Pública divulgada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais (FEPEMG), que se posiciona contra a Política Educacional de Gestão Compartilhada: Escolas Cívico-Militares em Minas Gerais.

Essa política foi implementada pela Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG) em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), através da Resolução Conjunta SEE/CBMMG nº 1 de 30/01/2024.

Assim como o FEPEMG, o SAAEMG acredita que a gestão e administração das escolas devem permanecer no âmbito do Sistema Estadual de Educação, garantindo uma abordagem democrática e participativa na educação pública do estado. A militarização das escolas traz impactos negativos para a convivência escolar e para o desenvolvimento de uma educação inclusiva e cidadã.

Além disso, destacamos que o candidato à Prefeitura de Belo Horizonte, Bruno Engler (PL), tem como uma de suas propostas de governo a implementação da política de Escolas Cívico-Militares, caso seja eleito.

Reforçamos a importância do debate público sobre o tema, para que possamos construir um sistema educacional que atenda às necessidades das comunidades escolares de forma efetiva e com respeito às diversidades locais.

O SAAEMG seguirá atento e ativo na defesa de uma educação pública de qualidade social, e se coloca à disposição para colaborar em discussões e ações que promovam o fortalecimento da educação em Minas Gerais.

Clique aqui para ver a nota pública do FEPEMG na íntegra

*Fonte: Imprensa do Sindicato