Cervejaria Uçá, de Sergipe, lança o ‘Drink La Penha’: Um código de segurança para mulheres em situação de risco

Foto: divulgação.

Na véspera do Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher, auditoras fiscais tributárias celebraram, na noite de 9 de outubro, a adesão da Cervejaria Uçá, em Aracaju, à campanha do “Drink La Penha”. A iniciativa, que oferece um canal seguro para mulheres em situação de risco em bares e restaurantes, é um importante passo na luta contra a violência de gênero.

O “Drink La Penha” é um código discreto que sinaliza a necessidade de ajuda. Ao pedir essa falsa bebida, a mulher comunica aos funcionários que precisa de assistência. A equipe do estabelecimento, então, aciona a segurança para acompanhar a cliente até um local seguro.

O nome do drink/código faz referência à Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 2006 para combater violações aos direitos humanos das mulheres.

“Ficamos encantadas com a iniciativa espontânea desse bar e esperamos que outros estabelecimentos no nosso estado façam a adesão à campanha. É uma atitude inspiradora que visa garantir a segurança de mulheres em bares e restaurantes”, destacou a diretora de Gênero do SINDIFISCO/SE, Solange Silva.

Do coletivo das Auditoras do Fisco sergipano estavam ainda Adeline Bispo, Amabel Morais, Maria Bernardete Feitosa, Gilman Ramos, Erivania Barbosa e Elvira Ramos.

A visita à cervejaria também contou com dirigentes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Rosangela de Jesus (sec. da Mulher) e Jéssica Nascimento (sec. da Juventude). Rosângela de Jesus destacou a simplicidade e eficácia da campanha afirmando que “é uma ferramenta simples e eficaz que empodera as mulheres e as faz sentir-se mais seguras”.

Veja a mensagem do cartaz da campanha “Drink La Penha, afixado nos banheiros femininos dos estabelecimentos:

“EI, MULHER! Você está em um encontro que não está indo bem? A pessoa não é quem disse ser? Você não está se sentindo segura? Estamos aqui pra te ajudar! Vá até o bar e peça o “Drink La Penha”

O gerente irá chamar alguém para te acompanhar até o seu carro, Uber, táxi ou até chamar a polícia, se necessário. Não se cale! Não tenha medo! Você não está sozinha!”, completam o cartaz.

A violência não para

Os dados do Ligue 180 são alarmantes: de janeiro a julho de 2024, foram registradas 84,3 mil denúncias de violência contra a mulher no Brasil, um aumento de 33,5% em relação ao período homólogo. Em Sergipe, o número de denúncias também cresceu, chegando a 712 no mesmo período.

Informações: Sindifisco-SE.