Sinpro Minas lança 14ª edição da revista Elas por Elas

O Sinpro Minas lançou, na última sexta-feira (4/10), em Belo Horizonte, a 14ª edição da revista Elas por Elas. Durante a cerimônia de lançamento, 11 mulheres receberam a Comenda Clara Zetkin, uma distinção criada pelo sindicato com o objetivo de homenagear a luta pela visibilidade, mobilização e fortalecimento dos direitos, da participação política e da emancipação das mulheres. Foram elas: Bella Gonçalves, Carolina Andrade dos Santos, Elaine Ferreira Aguiar, Lina Rocha, Rosane Pires Viana, Úrsula Viana Mansur, Janaína Rabelo Cunha Ferreira de Almeida, Maria Aparecida Melloni, Mariana Tavares, Vanessa Santos e Dona Jandira.

Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas

“É com imensa alegria que estamos aqui nesta noite. Sei que queríamos falar só de flores, mas ainda não é possível. Onde quer que haja conflitos, catástrofes climáticas, pobreza ou fome, são as mulheres as que mais sofrem. Além disso, governos extremistas, ultraliberais e negacionistas ganharam terreno no mundo e implementaram uma agenda de destruição. Por isso, a luta por um mundo melhor exigirá muita mobilização e empenho da classe trabalhadora. No Brasil, estamos com um projeto de reconstrução e mudanças, e o ano de 2023 foi de virada, quando tivemos a retomada dos investimentos em políticas públicas para as mulheres e do combate às desigualdades de gênero”, destacou Valéria Morato (foto), presidenta do Sinpro Minas.

A Elas por Elas é uma publicação de gênero do sindicato, e reportagem de capa desta edição destaca a resistência das mulheres palestinas contra o colonialismo.

Conselho editorial da revista

A revista também traz um ensaio fotográfico sobre mulheres indígenas e aborda temas como a desigualdade salarial no mercado de trabalho, os caminhos para a superação da violência política de gênero, os desafios das mulheres na ciência, entre outras pautas.

Acesse a versão on-line da revista na sua íntegra: Elas por Elas 14ª edição

Foto: Freepik e Brasil 84