A Federação Sindical Mundial, no dia 3 de outubro de cada ano, celebra o aniversário histórico de sua fundação como merece, com mobilização internacional através de sua declaração como Dia Internacional de Ação. Nesta ocasião extraordinária de seu 79º aniversário, que marca a entrada de nossa Federação em seu 80º ano de existência e luta, a classe trabalhadora em todo o mundo, os sindicatos militantes e orientados para a classe, devem honrar este dia com atividades massivas e militantes em todos os continentes e regiões.
Acreditamos firmemente que o progresso social e os objetivos do movimento trabalhista só podem ser alcançados por meio das lutas de classe e das demandas organizadas e militantes. Especialmente em um período em que, em todo o globo, os empregadores estão atacando salários, aposentadorias, segurança social e até mesmo o direito de greve. No entanto, a orgulhosa e indomada classe trabalhadora resiste e luta, com os membros da FSM liderando as lutas mais admiradas e militantes. Essas lutas visam atender às necessidades contemporâneas dos trabalhadores em todos os níveis, garantindo trabalho, salários e condições de vida dignas. Está historicamente provado que as conquistas dos trabalhadores e as concessões que empregadores e governos burgueses são obrigados a fazer são vitórias já garantidas pelos trabalhadores e seus sindicatos por meio da unidade de classe, solidariedade e ação coletiva nas bases nos locais de trabalho.
Ao mesmo tempo, em meio às crises consecutivas do capitalismo e à feroz competição entre centros imperialistas por novos mercados, nossas armas mais poderosas são a luta, o internacionalismo e a solidariedade tanto com as lutas dos trabalhadores contra a barbárie capitalista quanto com as lutas dos povos contra a agressão e intervenções imperialistas.
Em uma era em que os avanços científicos e tecnológicos continuamente aumentam a produtividade do trabalho, é socialmente injusto alocar a riqueza produzida apenas para satisfazer a insaciável bulimia dos capitalistas por lucros. Nesse sentido, eles não hesitam em promover guerras e direcionar ainda mais recursos para gastos militares. A FSM luta firmemente pelo uso das capacidades produtivas da sociedade na melhoria das condições de trabalho de todos os trabalhadores globalmente.
É óbvio que os pré-requisitos objetivos para a melhoria das condições de trabalho e vida, com menos horas de trabalho, melhores salários, acesso universal a sistemas públicos e de qualidade de saúde, educação e segurança social, e um ambiente de trabalho e vida digno, saudável e seguro que fomente o progresso cultural, humanitário e ambiental estão presentes.
Hoje, existem todas as condições produtivas, científicas e tecnológicas (como a IA) para uma vida digna, um trabalho com direitos. A classe trabalhadora produz riqueza. Nosso suor e esforço são colhidos por um punhado de grupos empresariais. Isso pode ser mudado para atender às necessidades da classe trabalhadora.
A Federação Sindical Mundial, ao longo de seus 79 anos de contribuição incansável, tem estado consistentemente na vanguarda de demandas radicais e lutas militantes em benefício dos trabalhadores em todo o mundo. Hoje, a FSM, mantendo-se fiel à sua história e aderindo estritamente a seus princípios e orientações, defende a demanda justa, realista, madura e alcançável de uma jornada de trabalho de 35 horas semanais sem redução salarial.
A FSM convoca os sindicatos orientados para a classe e militantes em todo o mundo a honrar seu 79º aniversário com a organização de atividades massivas e militantes com as bandeiras de nossa Federação sob o lema:
**Exigimos Condições Dignas de Trabalho e Vida:**
– Aumentos salariais significativos
– Trabalho estável com plenos direitos
– 35 horas de trabalho por semana, 7 horas de trabalho por dia
– Saúde e segurança em todos os locais de trabalho
– Sistemas públicos e universais de saúde, educação e segurança social
– Ambiente de trabalho e vida de qualidade
Vamos honrar adequadamente o aniversário do movimento sindical internacional orientado para a classe, vamos agitar orgulhosamente mais uma vez a bandeira da luta de classe, atendendo às expectativas e aos sonhos dos trabalhadores. Vamos mais uma vez transformar o aniversário da FSM em um dia militante de honra, dignidade e lutas.