ASSUFBA participa da Plenária da FASUBRA e do Seminário de Carreira

Foto: Assufba.

De forma engajada e responsável, a ASSUFBA participou, com representação de da UFBA, UFRB, UFOB e UFSB, da Plenária Nacional da FASUBRA e do Seminário de Carreira, realizados nos dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, respectivamente, em Brasília. Foram dois dias de ricas discussões.

O seminário destacou a necessidade de valorização da categoria e melhoria das condições de trabalho. Além da construção de uma carreira mais justa e equilibrada para os(as) servidores(as). A plenária aprovou o documento intitulado FASUBRA E OS DESAFIOS DA CONJUNTURA POLÍTICA, que apresenta oito temas importantes para a reflexão e organização do movimento sindical.

O texto aborda as eleições municipais de 2024, democratização das Instituições Públicas de Ensino Superior, crise climática, luta contra a privatização das Universidades Estaduais do Estado de São Paulo, situação na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além da solidariedade ao povo palestino e ao mandato do Deputado Federal Glauber Braga.

A resolução principal foi provocada pela atitude do governo federal, de retirar quatro pontos que estaria na minuta do projeto de lei que formalizará o Acordo de Greve: 1.Reposicionamento dos aposentados; 2.Criação do cargo de auxiliar; 3.A questão da aceleração; e 4.RSC.  Diante da situação, ampliar a mobilização é o caminho. A Plenária Nacional da FASUBRA aprovou ainda a paralisação de 48 horas nos dias 15 e 16 de outubro. O objetivo é mostrar a força da categoria e a disposição de defender os direitos conquistados.

Informações: Assufba.