Navegando no futuro: a segurança em primeiro lugar

Foto: divulgação.

O Dia Marítimo Mundial é comemorado no dia 26 de setembro anualmente para proporcionar uma oportunidade de chamar a atenção para a importância do transporte marítimo e de atividades correlatas, além de servir para enfatizar, a cada ano, um tema específico trabalhado pela Organização Marítima Internacional (IMO).

O tema recomendado pela IMO este ano – “Navegando no futuro: a segurança em primeiro lugar” – se propõe a inspirar as partes interessadas a buscar, continuamente, condições mais seguras para os marítimos a bordo das embarcações.

E neste dia o Sindmar participou do painel “Desafios atuais da cabotagem” no XII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro, realizado desde quarta (25) em Vitória, no Espírito Santo, pela Ordem dos advogados do Brasil (OAB/ES).

Entre os assuntos abordados pelo Sindmar durante a apresentação de seu presidente, Carlos Müller, cabe destacar:

– Ações para combater as baixas condições de QSMS em navios de outras bandeiras afretados pela Petrobras

– ⁠Campanha da ITF contra as bandeiras de conveniência, da qual o Sindmar participa ativamente

– ⁠Ações das entidades sindicais para evitar novos naufrágios na Travessia da Morte, localizada entre Recife e Fernando de Noronha

– ⁠Ações para a retomada da Comissão Tripartite sobre Condições de Trabalho Marítimo do MTE, para discutir melhorias nas condições de trabalho no mar

Informações: Sindmar.