Sindsaúde consegue avanços para categoria em reunião com o governo

Foto: divulgação.

Várias demandas dos profissionais da saúde pública, que aguardavam resposta do governo, foram tratadas nesta quarta-feira (25), em reunião do Sindsaúde Bahia com representantes da Serin (Secretaria de Relações Institucionais), Sesab (Secretaria de Saúde) e Saeb (Secretaria da Administração. Com firmeza na negociação, o nosso sindicato tratou de três pontos que estavam reprimidos.

“Foi uma reunião bastante positiva, pois conseguimos avanços que podem amenizar a angustia dos servidores e servidoras do grupo saúde e do grupo administrativo. Desde que fechamos a parte salarial, mantivemos a mobilização e solicitamos reuniões com o governo para tratar dessas e outras questões de interesse da categoria. Sempre dissemos aos trabalhadores e às trabalhadoras que a nossa luta seguiria e seguirá firme em defesa dos nossos direitos”, afirmou a presidenta do Sindsaúde, Ivanilda Brito.

Pelo Sindicato, além de Ivanilda, participaram os diretores Dijalma Rossi e José Leandro Lino. Pelas secretarias, conversaram Kelli Costa (Serin), Andriano Tambone (Saeb) e Luciano Moura (Supeher/Sesab) e equipe. A retomada da mesa de negociação deverá acontecer no inicio de outubro. O Sindsaúde aguardará confirmação da Saeb.

Confira os pontos tratados na reunião:

1) Grupo Ocupacional da Saúde: após várias tentativas de debate, houve um retorno positivo para servidores e servidoras que se encontram próximos à aposentadoria, e solicitaram a extensão de carga horária com anuência da gestão, que foi liberada pelo governo. Para o servidor ter o valor integral da aposentadoria, precisa fica percebendo durante 5 anos. Caso contrario, será feito calculo proporcional ao tempo que ficar recebendo com as 240 horas.

2) Formalizar, junto a Supher, o Grupo de Trabalho visando discutir o novo Decreto da Promoção para que haja formalização da soma dos certificados com carga horárias menores do que o estabelecido atualmente, através do decreto referente à Lei nº 8.361/2002, bastante ultrapassada.

3) Promoção extraordinária para os grupos Ocupacional Técnico e Auxiliar Administrativo: foi encaminhada para a PGE. Se não houver necessidade de alteração de lei, poderá ser por Decreto, abrindo a possibilidade para solução do impasse, assegurando alivio e ganho importante para os profissionais administrativos municipalizados.

Informações: Sindsaúde.