A Comissão de Organização dos Empregados (COE) se reúne com a direção do Santander nesta terça-feira (24/9), para a sétima rodada de negociação para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários. O encontro acontece a partir das 14h, na sede do banco, na Vila Olímpia, em São Paulo.
A expectativa da COE é de que o Santander finalmente apresente uma proposta global para as reivindicações dos funcionários apresentadas durante a campanha salarial 2024. Na última rodada, no dia 12 de setembro, as respostas do banco ficaram muito aquém do desejado, com o banco concedendo a isenção da coparticipação do plano de saúde para os funcionários PCD, com doenças crônicas, degenerativas e AIDS. Porém, se recusando a estender o benefício para filhos dos trabalhadores com os mesmos problemas, com destaque para os neurodivergentes.
O Santander também trouxe para a mesa a proposta absurda de compensar o Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS) com a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o que representaria a retirada de direitos dos funcionários.
Informações: Federação dos bancários da bahia e sergipe.