Divulgado pelo Dieese nesta quinta-feira (19) o boletim De Olho nas Negociações (48) segue registrando uma conjuntura positiva para as negociações coletivas realizadas pelas categorias sob a direção dos sindicatos.
A análise do resultado dos acordos e convenções coletivas negociados na data-base agosto revelou que 86,7% dos 60 reajustes registrados no Sistema Mediador conquistaram ganhos reais.
Algumas ficaram no empate: 3,3% dos reajustes foram iguais à variação de preços.
No total, de 10% fecharam as campanhas com perdas salariais, ou seja, reajustes inferiores à inflação.
O ganho real médio foi de 1,08% (acima do INPC).
Os técnicos do Dieese ressalvam que, embora os dados indiquem coerência com o quadro observado nos meses anteriores, em especial no tocante ao percentual de reajuste acima do INPC, eles precisam ser tomados com muita cautela, uma vez que se baseiam em uma amostra
significativamente pequena, devido ao fato de que o Mediador esteve inoperante por problemas técnicos nas últimas semanas.
No tocante aos dados consolidados de 2024, até agosto, a pesquisa revela que 86,1% dos 9.613 reajustes analisados conquistaram aumentos reais em relação ao INPC, 10,5% foram em percentual igual à variação do índice de inflação e apenas 3,4% ficaram abaixo desta.
A variação real média dos reajustes de 2024 é, no momento, igual a 1,54% acima da inflação.
O cenário positivo das negociações coletivas reflete o bom momento da economia, traduzido na redução da taxa de desemprego e no crescimento do PIB, assim como o efeito dominó da política de valorização do salário mínimo, que contribui adicionalmente para o aquecimento do consumo e da produção.
Fonte: Dieese