CTB participa do XII Congresso Nacional dos Engenheiros, em São Paulo

Foto: CTB-SP.

O XII Congresso Nacional dos Engenheiros, realizado pela Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), está ocorrendo nesta terça-feira (17) até quinta-feira (19) na sede do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, localizada no centro da capital paulista. Este evento, que acontece a cada três anos, reúne representantes de todas as regiões do Brasil, com a participação de diversos profissionais e autoridades do setor. A abertura do Congresso contou com a presença de figuras importantes como Francisco Macena, ministro interino do Trabalho, além de secretários municipais, parlamentares, técnicos, consultores e acadêmicos. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também marcou presença, representada por Renê Vicente, presidente da CTB-SP e vice-presidente da Central.

Renê Vicente destacou a importância do evento para a reflexão sobre o papel da engenharia no desenvolvimento do país. “O XII CONSE é um momento de importante reflexão para a categoria dos engenheiros. O lançamento da revista ‘Cresce Brasil+ engenharia + desenvolvimento, cidades inteligentes’ traz subsídios valiosos para o debate. É fundamental que os engenheiros contribuam com um projeto nacional de desenvolvimento, colocando a engenharia a serviço do bem-estar da população. A CTB saúda todos os engenheiros e engenheiras presentes no Congresso”, afirmou Vicente.

O Congresso abordou temas cruciais como o fortalecimento sindical, o desenvolvimento nacional e o bem-estar da população. As discussões incluíram a Engenharia de Manutenção e a adaptação das cidades a eventos extremos, o mercado de trabalho, o impacto da inteligência artificial e a busca por avanços tecnológicos e sustentabilidade na agropecuária.

Além de ser um espaço de debate e reflexão, o XII CONSE também comemorou os 60 anos da FNE, uma data significativa para a Federação, que completou seis décadas de atuação em 25 de fevereiro deste ano. O evento reafirmou o papel central da engenharia no desenvolvimento sustentável e na promoção da qualidade de vida em todo o país, evidenciando a importância da colaboração entre engenheiros, autoridades e demais stakeholders na construção de um futuro melhor.