Chapa 1, “Sinpro Independente, Categoria Soberana” vence eleições do Sinpro-GO

A Chapa 1, Sinpro Independente, Categoria Soberana, foi eleita com 58% dos votos, para a direção do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro-GO) nas recentes eleições, com a gestão iniciando no próximo dia 20 de outubro de 2024 e tendo duração de quatro anos, até 2028. A chapa é apoiada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

A vitória da Chapa 01 representa uma resposta significativa à pressão exercida por algumas instituições de ensino superior que, desde 2019, têm apresentado propostas consideradas inaceitáveis pelos representantes dos professores. Entre essas propostas, destacam-se a redução do descanso noturno, a diminuição do intervalo de almoço para meia hora, a diminuição da carga horária dos professores, e um reajuste salarial que não cobre as perdas inflacionárias acumuladas ao longo dos últimos seis anos.

Railton Nascimento, presidente da CTB-GO, destacou que a vitória da chapa foi um resultado da luta e resistência frente a essas investidas patronais. “Nós elegemos uma diretoria que assume a partir de 20/10/2024. A eleição da Chapa 1 é uma resposta à tentativa de divisão da categoria e à manipulação de alguns patrões do ensino superior. Esses patrões, aproveitando-se dos retrocessos da reforma trabalhista, tentaram impor condições desvantajosas aos professores, como aumento na carga horária sem compensação e redução de benefícios”, afirmou Railton.

Railton também ressaltou que a Chapa 01 venceu após um intenso debate público e enfrentamento das notícias falsas espalhadas por adversários. A nova diretoria será responsável por manter a luta classista e a defesa dos direitos dos professores, sem ceder às pressões patronais. “Nossa chapa não apenas defendeu a manutenção dos direitos já conquistados, mas também buscou ampliar as conquistas para a categoria. Contamos com o apoio de várias centrais sindicais e grandes sindicatos aliados, como a CTB-MG (com uma delegação de mais de 10 pessoas), CUT, UGT, CSB, SINAAE e SINT-IFESgo, que foram fundamentais para nossa vitória”, acrescentou Railton.

Desde sua retomada classista em 1980, com a liderança de Silvio Costa, o Sinpro-GO tem se destacado na defesa dos direitos dos professores e na luta pela dignidade da carreira docente. A nova gestão promete continuar essa trajetória de luta, mantendo a unidade da classe trabalhadora e enfrentando os desafios impostos pelas mudanças no cenário trabalhista e educacional.

Com a vitória da Chapa 1, o Sinpro-GO reafirma seu compromisso com a luta pela manutenção e ampliação dos direitos dos professores, garantindo uma gestão focada na valorização e dignidade da profissão docente.

Um comentário