Com o principal objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, cerca de 2 mil pessoas dos 417 municípios baianos estão na 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, organizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e pelo Conselho Estadual de Saúde. O evento começou nesta segunda-feira (9) e vai até esta quarta-feira (11), em Lauro de Freitas.
Presente na mesa de abertura, a presidenta do Sindsaúde Bahia e secretária de Imprensa da CTB Bahia, Ivanilda Brito, destacou a importância da conferência. “Nosso foco central é a participação dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde para garantir efetividade e eficiência do SUS. Somos agentes transformadores nesse importante espaço de trabalho para garantir o bem estar da população. Por isso, defendemos a valorização dos profissionais da saúde pública, buscando melhorar itens como PCCS, emprego com proteção social, diálogo permanente com os gestores e órgãos para garantir um ambiente de trabalho digno e a boa prestação dos serviços para o povo”, enfatiza.
O tema deste ano é “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”. Segundo a secretária da Saúde, Roberta Santana, é importante a gestão participativa e democrática para ampliar a atuação do SUS. “Esse momento aqui de integrar a participação de todos os municípios do Estado, conjuntamente discutindo políticas da gestão do trabalho e da formação e capacitação traz, sem dúvida, um grande ganho para o SUS. Então, a gente fica muito feliz com essa conferência acontecendo aqui”, pontuou.
MAIS DE 2.300 PROPOSTAS
De acordo com a Sesab, a conferência envolveu etapas municipais e regionais, com mais de 2.300 propostas, que serão discutidas e aperfeiçoadas no evento. São três eixos principais: Democracia, controle social e equidade na gestão participativa; Trabalho digno, seguro e humanizado no SUS; e Educação como base para o desenvolvimento do trabalho e cuidado na saúde. O objetivo é criar políticas públicas que impactem positivamente o SUS e que serão levadas à 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, em Brasília, no final do ano.
Informações: CTB-BA.