Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio: Um chamado à ação para a saúde mental no trabalho

Hoje, 10 de setembro, marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um momento significativo para reflexão e ação sobre a saúde mental, especialmente no contexto da classe trabalhadora. O impacto do ambiente de trabalho na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras não pode ser ignorado, e este dia serve para enfatizar a necessidade urgente de abordar essa questão com seriedade e compromisso.

Débora Raymundo, Secretária Adjunta de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), reforça a importância desta data: “Hoje é uma data de muita importância para reflexão para a classe trabalhadora. A saúde mental tem sido uma das principais causas de adoecimento das trabalhadoras e trabalhadores diante de tantas incertezas em um cenário de muitas violências no mercado de trabalho, com o atingimento excessivo de metas e jornadas extraordinárias. Este momento é para refletirmos e traz a necessidade da união dos trabalhadores e trabalhadoras se organizarem através dos seus sindicatos e também participarem das diferentes agendas, como o controle social do SUS, que neste momento realiza a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Saúde, e a 5ª Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que já está em andamento. Vamos nos unir em defesa das nossas vidas!”

Elgiane Lago, Secretária de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da CTB, ressalta a importância da campanha Setembro Amarelo, que desde 2013 busca promover a saúde mental e prevenir o suicídio: “Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2013, a campanha Setembro Amarelo busca trabalhar a saúde mental e prevenir o suicídio, que continua sendo uma das principais causas de morte evitáveis. No Brasil, é essencial aproveitar as terapias reconhecidas pelo SUS e as práticas integrativas em saúde para tratar a saúde mental e prevenir o aumento do índice de suicídio.”

A campanha Setembro Amarelo nos convoca a refletir sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. É crucial que as empresas adotem políticas de segurança psicológica e ofereçam suporte adequado aos colaboradores. Criar um ambiente de trabalho que favoreça a saúde mental, reduzir o estigma associado às doenças mentais e promover diálogos abertos sobre o tema são passos fundamentais para garantir o bem-estar dos trabalhadores.

Neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, é vital que todos nós, trabalhadores e empregadores, unamos esforços para construir um ambiente de trabalho mais saudável e solidário. A prevenção ao suicídio começa com a atenção à saúde mental e o compromisso com a criação de um espaço onde todos se sintam apoiados e valorizados.