CTB convoca para o Grito dos Excluídos e Excluídas 2024

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) convida todos a participar do Grito dos Excluídos e Excluídas 2024, que neste ano comemora 30 anos de resistência. Com o lema “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”, o evento busca destacar e discutir as realidades e lutas dos setores excluídos em todo o Brasil.

“O 7 de setembro de 2024 é um momento crucial, coincidindo com a batalha eleitoral. Devemos refletir profundamente sobre o futuro do país e sobre a necessidade de construir cidades mais democráticas e justas. A luta pela preservação do estado democrático de direito e a defesa da democracia são essenciais. Precisamos eleger candidatos comprometidos com o campo democrático-popular e combater a propagação de fake news e a agenda da extrema direita”, afirmou Adilson Araújo presidente da CTB.

Carlos Rogério Nunes, secretário adjunto de Políticas Sociais, Esporte e Lazer da CTB, destacou a importância contínua da participação da CTB: “Desde sua fundação, a CTB tem apoiado o Grito dos Excluídos e Excluídas, mobilizando e divulgando essa importante iniciativa dos movimentos sociais. Neste ano, estaremos unidos novamente para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, e enfrentar as injustiças sociais e econômicas”.

Confira os horários e locais dos atos em todo o Brasil:

REGIÃO SUDESTE

ESPÍRITO SANTO

Vitória/ES

7/9 – Concentração, às 8h na Praça Portal do Príncipe, próximo à rodoviária de Vitória.

RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro/RJ

7/9 – Concentração, a partir das 10h, na esquina da rua Uruguaiana com a av. Presidente Vargas, seguida de caminhada até a Praça Mauá.

Território de Jacarepaguá/RJ

7/9 – Mesa/Debate – parceria do PVNC Padre Roberto Barbosa de Melo e Pastoral Afro-Brasileira, às 9h30 e das 13h30 às 15h30, com palestrantes, historiadores, ativistas sociais, na reflexão dos contextos dos excluídos e excluídas.

MINAS GERAIS

Belo Horizonte/MG

7/09 – Concentração, a partir das 9h30, na Praça Vaz de Mello, na Lagoinha, atrás da Rodoviária, seguida de caminhada até a Praça Sete de Setembro.

Montes Claros

7/9 – Concentração, às 8h, no Centro de Convívio Luizinha Gonçalves, localizado na rua D, 119, Vila Atlântida.

Pouso Alegre

7/9 – Praça Salvador José Bento, às 9h.

SÃO PAULO

São Paulo – Praça da Sé

7/9 – Concentração às 9h

São Paulo – Praça Oswaldo Cruz

7/9 – Concentração às 9h, seguida de caminhada.

Mogi das Cruzes

7/9 – Celebração Eucarística, às 9h, na igreja do Carmo seguida de caminhada até à Praça do Rosário e ato público, às 11h.

Região do ABCDMRR/Diocese de Santo André

7/9 – Concentração na Igreja Matriz de Diadema, localizada na rua Agostinho Bertolli, s/n, Centro, Diadema, às 8h.

Aparecida

7/9 – Concentração dos romeiros e manifestantes do Grito na Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente à Basílica Histórica, às 6h. Mística de oração em frente à Basílica Histórica, às 7h. Caminhada até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Missa presidida por Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, Bispo da Diocese de Guanhães, Minas Gerais, com simbologia da classe trabalhadora, às 9h. Ato do 30º Grito dos Excluídos e das Excluídas na Tribuna Bento XVI, às 10h.

Campinas

7/9 – Concentração às 9h, Largo do Pará, localizado na av. Francisco Glicerio.

Presidente Prudente

6/9 – Concentração às 9h, no Galpão da Lua, localizado na rua Julio Tiezzi, seguida de caminhada pelo centro da cidade e Av. Manoel Goulart. Às 11h, ato político por reforma agrária popular, no auditório da FCT/ENESP. Audiência Pública com parlamentares e autoridades, que irá discutir o tema das terras públicas no Pontal do Paranapanema.

7/9 – Durante a Feira da Reforma Agrária, que acontece também na rua Júlio Tiezzi, entre 9h e 13h, haverá ato ecumênico e apresentação do espetáculo Democraceria, da Trupe Olho da Rua.

Itupeva – Diocese de Jundiaí

7/9 – Comunidade São João Paulo II, Barão da Boa Vista, às 15h.

REGIÃO NORDESTE

SERGIPE

Aracaju

7/9 – Concentração às 8h, na Catedral, Centro. Seguida de ato inter-religioso, às 9h e caminhada até avenida Barão de Maruim.

Salgado – Diocese de Estância

1°/9 – 3° Gritinho infantojuvenil, jovens, adolescentes e crianças.

BAHIA

Salvador

6/9 – VIII Gritinho da Suburbana na Associação Vinte de Novembro, Bairro Paripe/Cocisa.

7/9 – Concentração às 8h30 no bairro Campo Grande.

14/09 – Às 15h, 20º Grito Mirim Erês, CAPDEVER – Motumbaxé, Sussuarana.

ALAGOAS

Maceió

7/9 – Concentração às 9h no CEEL – Parque da Lagoa, Bebedouro, seguida de caminhada nas áreas atingidas pelo crime da Brasken.

MARANHÃO

São Luís

7/09 – Concentração às 6h40, no Santuário São Francisco de Assis, Conjunto Boa Vista, seguida de caminhada.

CEARÁ

Fortaleza

7/9 – Concentração às 14h, na Praça dos Mártires/Passeio Público – Centro.

Russas – Diocese de Limoeiro do Norte

7/9 – Concentração, às 6h, no Chapéu Music.

PERNAMBUCO

Recife

7/9 – Concentração às 9h no Parque Treze de Maio.

RIO GRANDE DO NORTE

Mossoró

7/9 – Concentração às 6h30, seguida de ato político no desfile cívico ao lado do Ginásio Poliesportivo Pedro Ciarline.

REGIÃO CENTRO-OESTE

DISTRITO FEDERAL

Brasília

7/9 – Concentração, a partir das 10h, na Praça Zumbi dos Palmares, no Setor de Diversões Sul, seguida de caminhada até a Rodoviária do Plano Piloto.

MATO GROSSO

Cáceres

7/9 – Concentração, 16h, em frente ao Seminário Bom Pastor, na av. Tancredo Neves, 1905 Jardim Padre Paulo, seguida de caminhada.

Rondonópolis – Diocese de Rondonópolis-Guiratinga

7/9- Na sede da Diocese, das 7h30 às 10h30, roda de Conversa sobre os 30 anos do Grito – políticas públicas; democracia e soberania; violências estruturais, patriarcado, racismo e machismo; povos originários; desigualdade, economia, justiça social.

Barra do Garças

6/9 – Palestra: A importância do Cerrado e das unidades de conservação para a proteção da Vida, às 19h, na Sede do Sintep, Centro.

GOIÁS

Goiânia

4/9 – Live: Os gritos da humanidade e do Brasil, às 19h, com Dom Justino, arcebispo de Goiânia; Frei Betto; Carliane Souza/Ocupação Marielle Franco; Lúcia Rincon/Centro Popular da Mulher e União Brasileira de Mulheres. Mediação: Neia Vieira/Sindisaúde-GO; Clara Domingos/Direção Estadual Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos.

7/9 – Concentração às 8h30 na Praça Eloi Campos Junior, Conjunto Vera Cruz, próximo terminal de ônibus, seguida de caminhada até Ocupação Nova Canaã.

REGIÃO SUL

RIO GRANDE DO SUL

Porto Alegre

7/9 – Concentração e acolhida, 8h30, Praça dos Navegantes, 12, na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, seguida de caminhada pelas áreas atingidas pela enchente.

Região Metropolitana de Porto Alegre

2/9 – Celebração dos 30 anos do Grito, online, às 19h.

Pelotas

7/9 – a partir das 8h, no Kilombo Urbano Canto de Conexão, localizado na rua Benjamin Constant, 1327.

PARANÁ

Curitiba

7/9 – Concentração às 8h na Praça Garibaldi, em frente à Igreja do Rosário (Paróquia Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem). Seguida de caminhada até a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Praça Tiradentes, onde serão distribuídas mil marmitas para os moradores em situação de rua.

SANTA CATARINA

Joinville

7/9 – Concentração às 15h30 na comunidade Matriz da Paróquia São Domingos Sávio, com a apresentação da temática deste ano, seguida de caminhada rumo a Comunidade Nossa Senhora dos Migrantes, onde haverá um momento de partilha do lanche e encerrará com a Missa da comunidade, às 18h.

REGIÃO NORTE

AMAZONAS

Arquidiocese de Manaus

5/9 – A partir das 15h, na Praça da Saudade.

PARÁ

Belém

7/9 – Concentração a partir das 8h na Praça Boulevard da Gastronomia, em frente à Estação das Docas, seguida de caminhada que passa pelo Ver-o-Peso até a Praça Dom Pedro II.

AMAPÁ

Macapá

7/9 – Missa às 7h30 na Comunidade Maria Mãe da Igreja, seguida de caminhada até à Igreja Cristo Bom Pastor.

ACRE

Rio Branco

7/9 – Concentração às 15h, Praça da Saudade, celebração às 16h, seguida de caminhada nos arredores da catedral e mística final.

RORAIMA

Boa Vista

7/9 – Comunidade São Bento, Praça do Pricumã, às 16h30.

RONDÔNIA

Porto Velho/Arquidiocese

7/9 – Concentração às 16h, na comunidade São Lucas, seguida de caminhada até a Comunidade Rainha da Paz, Bairro Fortaleza.