Na próxima quinta-feira (05), dirigentes da CTB Bahia terão um importante encontro com a ministra do Tribunal Superior do Trabalho TST, Delaíde Alves Miranda Arantes. Será às 16h, no Sindicato dos Bancários da Bahia, na Avenida Sete, Centro. É uma oportunidade única, aproveitar a passagem da ministra em Salvador e tratar de um tema essencial: a participação da classe trabalhadoras e dos sindicalistas nas eleições municipais de outubro.
O debate é com uma das mais importantes magistradas do Judiciário na área do Direito do Trabalho. Por sua atuação em defesa dos direitos no trabalho doméstico, ela venceu a 18ª edição do Prêmio CLAUDIA, da Editora Abril, uma das mais importantes premiações femininas da América Latina, que busca “descobrir e destacar mulheres competentes, talentosas, inovadoras e empenhadas em construir um Brasil melhor”.
A ministra Delaíde Alves Miranda Arantes também é escritora, dando grande contribuição para o mundo acadêmico e jurídico. Entre seus livros escritos estão: “Trabalho Decente – Uma análise na perspectiva dos direitos humanos trabalhistas a partir do padrão decisório do TST”; “A centralidade do trabalho e os rumos da legislação trabalhista: homenagem ao ministro João Oreste Dalazen”; e “Feminismo, pluralismo e democracia”.
Delaíde Alves Miranda Arantes é natural de Pontalina, Goiás. Dentre suas formações e cargos, destacamos: Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq); Mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), linha de pesquisa Direito, Estado e Constituição; e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhanguera).
Tomou posse no Tribunal Superior do Trabalho (TST) em 1.º de março de 2011, no cargo de Ministra, na vaga destinada à Advocacia. No TST integra a Oitava (8ª) Turma, a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais, é Ministra Ouvidora-Geral do TST/CSJT e membro do Conselho Consultivo da ENAMAT. É membra da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), entre outros.
Informações: CTB-BA.