Martinha Brandão assume o mandato de Deputada Estadual e leva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde para a ALECE

Foto: Sindsaúde-CE

Em uma cerimônia marcada por emoção e esperança, Martinha Brandão, diretora do SindSaúde Ceará, tomou posse como deputada estadual nesta terça-feira (03). A nova deputada assume a vaga deixada pela colega Luana Régia (Cidadania), que pediu licença da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) por 120 dias para tratar de assuntos pessoais. Martinha, que ocupa a vaga de segunda suplente da Federação PSDB/Cidadania, inicia um mandato que promete ser uma extensão da luta sindical pela valorização e reconhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

Martinha Brandão é uma figura emblemática no cenário sindical cearense, tendo se destacado como a primeira mulher a presidir a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no estado. Sua trajetória na luta pelos direitos dos profissionais da saúde é amplamente reconhecida, e sua nomeação para a Assembleia Legislativa é vista como uma oportunidade para amplificar essas demandas no âmbito legislativo.

Martinha expressou sua alegria e compromisso com a nova função. “Hoje tomei posse na Assembleia Legislativa do Ceará, e essa conquista é fruto do trabalho coletivo que construímos ao longo dos anos. No ano de 2022, formamos o coletivo ‘A Saúde Resiste’, onde eu concorri com o apoio de muitos profissionais da saúde. A possibilidade de estar na Assembleia até o final deste ano nos enche de alegria e emoção. Nosso objetivo é levar a voz dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde para esse espaço decisório, promovendo a valorização e o reconhecimento daqueles que dedicam suas vidas a salvar outras vidas”, afirmou Martinha.

Ela também agradeceu ao SindSaúde e à CTB pela confiança e apoio contínuos, destacando a importância de sua militância e do compromisso com a dignidade dos trabalhadores que representa.

José Ailson Duarte, dirigente da CTB Ceará, elogiou a nova deputada, afirmando: “Martinha Brandão irá sem dúvida representar o conjunto das lutas dos trabalhadores cearenses na Assembleia Legislativa. Sua trajetória de luta em defesa de sua categoria e dos trabalhadores e trabalhadoras, em geral é notável”, disse.

A jornada de Martinha Brandão começou na década de 90, como operária na indústria de castanha. Desde então, ela tem enfrentado desafios com coragem e determinação, alcançando conquistas significativas para os trabalhadores e trabalhadoras da saúde. Entre suas principais vitórias estão a aprovação da Lei do Piso da Enfermagem, a mudança de regime e a extensão dos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde Estaduais (ACS), além de lutar pela implantação do piso nacional para a categoria de ACS e ACE (EC 120). Seu trabalho também beneficiou profissionais de saúde bucal e diversos trabalhadores dos estabelecimentos de saúde do Estado.

Agora, como deputada estadual, Martinha Brandão carrega a esperança e a confiança de milhares de trabalhadores que veem nela uma líder comprometida e incansável. Seu mandato será uma continuidade de sua jornada sindical, ampliando sua capacidade de defesa dos direitos dos trabalhadores da saúde e garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas.