Bancários votam proposta de acordo em assembleia nesta quarta (4)

Hermelino Neto, presidente da FEEBASE, na última negociação. Foto: FEEB.

Após intensas negociações, que seguiram até o sábado (31), o Comando Nacional dos Bancários arrancou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) uma proposta, garantindo a manutenção de todos os direitos e ampliação de 10 novas cláusulas para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), para 2024 e 2025. A proposta deve ser avaliada pelos bancários nas assembleias marcadas para a próxima quarta-feira (4/9).

“A posição da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe no Comando foi contrária à aceitação da proposta da Fenaban, por entender que a lucratividade e rentabilidade do setor são elevadíssimas. Entretanto, a gente sabe também que o grau de dificuldade nesse ano foi superior aos dos outros anos, com muita ameaça. O representante da Fenaban queria, na verdade, acabar com o ciclo de conquistas da Conversão Coletiva de Trabalho. Alguns bancos resistiram em dar aumento e travaram a negociação. Mas, nós entendemos que em alguns segmentos, em alguns bancos, teve avanços. No processo negocial nem sempre a gente consegue resolver todos os problemas, já que algumas situações são muito complexas e precisam continuar sendo debatidas por mais tempo”, explicou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Apesar do voto contrário da Feebbase, a maioria dos dirigentes votaram pela aprovação da proposta e esta é a orientação final do Comando Nacional dos Bancários. Confira a proposta final da Fenaban sobre as cláusulas econômicas:

O reajuste é de 4,64% nos salários e demais verbas, incluindo vales alimentação (VA), refeição (VR), auxílio creche/babá e participação nos lucros e resultados (PLR) neste ano, para um INPC estimado de 3,91%, o que daria um ganho real de 0,7%. Para 2025, o aumento real será de 0,6% para salários, PLR, VA/VR e demais cláusulas econômicas.

O ganho real de 2024 e 2025, portanto, será de pelo menos 1,31%, podendo ficar acima disso a depender do INPC de agosto, que será divulgado pelo IBGE somente em 10 de setembro. Foi conquistada a antecipação do pagamento da 13ª cesta alimentação para outubro e o pagamento da antecipação da PLR será em setembro. A Fenaban chegou a cogitar o pagamento das verbas somente em dezembro.

A verba de requalificação teve reajuste de 8%, com isso o valor passa a ser R$ 2.285,84 e piso de contínuos e pessoal da portaria teve reajuste salarial de 15%. Além disso, tem cláusulas sociais, como a de combate ao assédio moral, sexual e outras formas de violência no trabalho; para as trabalhadoras bancárias: concessão de 3 mil bolsas de curso para capacitar mulheres; para pessoas com deficiência; e sobre Inteligência Artificial e requalificação profissional para adaptar a força de trabalho às novas demandas tecnológicas.

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe