Os bancários deram mais uma demonstração de unidade, através da realização de manifestações nos quatro cantos do Brasil, nesta segunda-feira (26), dia nacional de luta por direitos e valorização. As atividades têm o objetivo de mobilizar os trabalhadores para uma semana de extrema importância na campanha salarial 2024, na qual as negociações com a Fenaban começam nesta terça-feira (27) e seguem até a apresentação de uma proposta que atenda às demandas da categoria.
Na Bahia e Sergipe, os sindicatos concentraram as atividades no Banco do Brasil, para denunciar a tentativa de extinção da função de caixa, prejudicando a população e a remuneração destes trabalhadores
Confira as ações dos sindicatos da Bahia, Feira de Santana, Ilhéus, Sergipe e Vitória da Conquista.
Salvador – Bahia
O Dia Nacional de Mobilização em Salvador foi diferente. Marcado por luta e um importante gesto de solidariedade. Cerca de 150 funcionários do Banco do Brasil se uniram aos dirigentes o Sindicato da Bahia e saíram da agência do BB, na Vasco da Gama em direção ao Hemoba, para doar sangue. A iniciativa simboliza a luta pela preservação dos direitos.
Feira de Santana
Em Feira de Santana, o Sindicato retardou o início do atendimento na agência Stilus do Banco do Brasil, em um protesto contra retirada dos caixas e falta de propostas da campanha nacional da categoria.
Ilhéus
O Sindicato dos Bancários de Ilhéus e região se uniu em uma manifestação forte no Dia Nacional de Luta no Banco do Brasil de Ilhéus, agência 0019, onde denunciou as propostas inaceitáveis que estão sendo discutidas e alertou sobre a possibilidade de uma greve.
Sergipe
Em Sergipe, o Sindicato dos Bancários intensificou a mobilização com visitas nas agências bancárias, para falar com os trabalhadores sobre a importância da participação de todos nas atividades da campanha nacional, para garantir uma proposta decente de acordo.
Vitória da Conquista
O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região e os funcionários do Banco do Brasil protestaram contra a postura dos bancos na Campanha Salarial, retardando a abertura da agência do Banco do Brasil no centro de Vitória da Conquista.
Barreiras
O Sindicato dos Bancários do Oeste da Bahia também retardou o atendimento das três agências do Banco do Brasil da cidade de Barreiras. As unidades só começaram a funcionar às 11h30. Durante a manifestação, o Sindicato também distribuiu uma carta à população, em defesa da manutenção dos caixas físicos nas agências.
Informações: Bancários Bahia e Sergipe.