Ato público em defesa da eletrobras e contra o acordo que legitima a privatização da empresa será nesta terça (20)

Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, CONVOCA Ato Público em protesto à inconstitucionalidade que deu origem à privatização da Eletrobras. Sindicalistas e movimentos populares se unem na terça-feira (20), na frente da sede da AGU – Advocacia Geral da União, em Brasília.

Uma das pautas do Ato tem como base a suspensão da regra inconstitucional que reduz a participação acionária da União na Eletrobras, maior estatal elétrica da América Latina, a defesa dos trabalhadores e trabalhadoras e a segurança energética colocada em risco em decorrência da privatização.

O modelo de participação acionária criado na gestão de Bolsonaro foi contestado por ação direta de inconstitucionalidade. Ou seja, há uma redução drástica dos direitos políticos da União, após a desestatização da companhia, ocorrida em 2022.

Essa inconstitucionalidade, sem dúvida alguma, é um escárnio político e jurídico, em que a atual direção da Eletrobras está definitivamente se aproveitando de forma negativa para derrubar as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho dos Eletricitários da Eletrobras, trazendo oportunidades, por parte da empresa privatizada, para as demissões, redução salarial, retirada de direitos, o que tem acarretado o adoecimento físico e mental da categoria eletricitária.

Portanto, a partir das 9h30, do dia 20 de agosto, estaremos todos e todas em Brasília, na porta da Advocacia Geral da União (AGU) – Quadro 3 Lote 5, Brasília-DF.

Informações: Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE

Um comentário