CTB se reúne com Sintratel e Sindimoto de Campinas e Região

Foto: Marcela Rodrigues - CTB.

Na manhã desta quarta-feira (14), o vice-presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Ubirci Dantas (Bira), realizou uma importante reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing de Campinas e Região (Sintratel) e do Sindimoto de Campinas e Região. O encontro com o Sintratel teve como objetivo principal discutir a crescente precarização do setor de telemarketing e buscar soluções para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área e com o Sindimoto, a sugestão de criar uma secretária dos trabalhadores de transporte em 2 e 3 rodas.

Sintratel solicita apoio da CTB para reativar projeto de lei e enfrentar precarização no setor de telemarketing

Durante a reunião, Vívian dos Santos, dirigente do Sintratel, destacou a preocupação com as condições de trabalho no setor de telemarketing. “Há algum tempo enfrentamos a precarização do nosso setor de telemarketing. Em 2015, organizamos uma atividade em Brasília com o senador Paulo Paim, que contou com a participação de cerca de 120 trabalhadores, majoritariamente mulheres, na comissão do Senado. Naquela ocasião, solicitamos ao senador que apresentasse um projeto de lei (PLS 447/2016) para a regulamentação da nossa categoria. No entanto, com a pandemia e outros fatores, o projeto acabou sendo arquivado”, explicou Vívian.

A dirigente ressaltou que a situação no setor tem se agravado com a crescente digitalização dos call centers, o que tem levado a uma significativa perda de empregos. “Atualmente, muitos call centers são totalmente digitais, e isso tem contribuído para a perda de muitos postos de trabalho. Precisamos avançar na regulamentação da nossa categoria para enfrentar essa precarização e melhorar as condições dos trabalhadores”, afirmou.

No encontro, o Sintratel solicitou a ajuda da CTB para articular politicamente e reverter o arquivamento do projeto de lei. A intenção é que o senador Paulo Paim assuma a relatória do projeto e organize uma nova audiência pública para discutir as questões relacionadas à precarização do setor.

CTB reúne-se com Sindimoto para discutir criação de Secretaria Nacional dos Trabalhadores de Transporte em 2 e 3 Rodas

Durante o encontro, Edvaldo Queiroz, presidente do Sindimoto, destacou a importância dessa nova estrutura para a categoria. “Eu sou membro da tripartite em Brasília, onde discutimos a regulamentação de aplicativos. Vim aqui para discutir com Bira e propor que a CTB crie uma Secretaria Nacional dos Trabalhadores de Transporte em 2 e 3 Rodas. É uma necessidade urgente, já que outras centrais possuem essa estrutura e nós, por não termos, enfrentamos dificuldades para articular nossa categoria com deputados e senadores. Ter uma secretaria dedicada facilitará nossa representação e coordenação nacional, além de fortalecer nosso diálogo com autoridades,” afirmou

A central demonstra receptividade à proposta, reconhecendo a relevância de uma estrutura que possa centralizar e organizar as demandas dos trabalhadores de transporte em 2 e 3 rodas. A criação da Secretaria Nacional seria um passo significativo para melhorar a comunicação e a organização entre os sindicatos de todo o Brasil, potencializando o impacto das reivindicações e das negociações com as instâncias governamentais.

A reunião marca um momento importante para a categoria, que busca maior visibilidade e apoio em suas questões específicas. A proposta agora será avaliada pela CTB, para implementar a Secretaria e fortalecer a articulação nacional dos trabalhadores do setor.