Fidel Castro, o grande comandante da Revolução Cubana, estaria completando 98 anos nesta terça-feira, 13 de agosto. Em sua homenagem, o ICL – Instituto Conhecimento Liberta – realiza, através de conta no Youtube, o lançamento do filme-documentário “Vai pra Cuba, Eduardo”.
O título é uma alusão irônica a uma provocação recorrente de ativistas da extrema direita que procuram desqualificar e satanizar o socialismo e o povo revolucionário que habita a formosa ilha caribenha.
Eduardo Moreira é um empresário progressista que fundou o ICL, um instituto que se orienta por valores democráticos e faz um firme contraponto à mídia hegemônica, dominada hoje, como sempre, pelo espírito de vira-lata que dá o tom da ideologia capitalista dominante, o funesto neoliberalismo.
A fita é dirigida pela atriz Juliana Barone, traz imagens inéditas e históricas, bem como entrevistas com o presidente de Cuba, o professor universitário Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, e a deputada Uanisca Lugo, entre outras personalidades.
É uma narrativa diferente, engajada na disputa da subjetividade dos indivíduos e no combate ao bombardeio intermitente de Fake News e mensagens de ódio contra Cuba e o socialismo.
Na contramão da ideologia dominante, o filme de Eduardo Moreira expõe um ponto de vista democrático e revolucionário, sublinhando a cultura de resistência e rebeldia frente ao imperialismo, afirmação da soberania de Cuba e solidariedade com os demais povos.
Não perca!
Clique neste link e toque no sininho 🔔 para ser notificada(o) quando a transmissão começar.
Abaixo, o trailer do documentário
Um comentário
excelente documentário!