Com ministro do Trabalho, CTB-BA prestigia programa de qualificação da Setre

Foto: divulgação.

Mais qualificação para os baianos entrarem no mercado de trabalho é o objetivo do Programa de Qualificação Social e Profissional Manuel Querino, lançado nesta quarta-feira (7), em Salvador. A ação é do Governo Federal (Ministério do Trabalho e Emprego – MTE) em parceria com o Governo Estadual (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre) e Secretaria da Educação (SEC). O ato contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; do governador Jerônimo Rodrigues; do secretário do Trabalho, Davidson Magalhães; da secretária da Educação, Rowenna Brito; da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, e dirigentes das outras centrais sindicais.

“A CTB e as demais centrais celebram essas iniciativas da Setre para preparar nossos jovens e adultos para o disputado mercado de trabalho. Essas parcerias do governo Jerônimo com o governo Lula têm ajudado na geração de emprego e renda no Brasil. Ao lado da qualificação, é importante intensificar políticas para desenvolver os setores da economia”, disse Rosa.

Serão mais de 20 mil baianos a se qualificarem profissionalmente pelo programa. “A Bahia é exemplo para o Brasil em qualificação e capacitação profissional, e nas políticas de economia solidária. O governo federal e o MTE têm destacado os feitos do governo Jerônimo Rodrigues e da Setre, conduzida brilhantemente por Davidson Magalhães. O presidente Lula mandou um abraço ao povo baiano e agradeceu o papel da Bahia nas eleições presidenciais, ajudando a derrotar o fascismo. O Ministério está à disposição para apoiar as iniciativas da Setre”, afirmou Marinho.

Segundo Davidson Magalhães, o programa destinará recursos em duas frentes. “A qualificação de trabalhadores em situação de desemprego ou em busca de inserção no mercado de trabalho a partir do Qualifica Bahia. E a formação social e profissional de jovens estudantes do ensino médio da rede estadual por meio do projeto Conectar Educação. As ações representam investimento de quase R$ 27 milhões, sendo R$ 21.796.000 milhões do MTE, a partir do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e R$ 5 milhões do Governo da Bahia”, pontuou.

HOMENAGEM E OS PROGRAMAS

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o nome do programa homenageia o intelectual, abolicionista e político baiano Manuel Querino, defensor do operariado negro e um dos primeiros a reconhecer e divulgar a contribuição das culturas de África no Brasil. “Reverenciamos uma figura importante da Bahia com uma ação concreta para melhorar a vida do povo baiano. Vamos intensificar as parcerias com o governo Lula para ampliar nossas políticas de geração de emprego e renda”, enfatizou.

Qualificação profissional: Em sua ação principal, o programa pretende qualificar 17.300 trabalhadores, principalmente os que se encontram em situação de desemprego, nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, contemplando 205 municípios. Serão 865 turmas de cursos diversos executados por 24 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), selecionadas por meio de edital.

Conectar Educação: Com recursos de R$ 3,9 milhões, oriundos do MTE/FAT, o projeto acontece por meio de convênio com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), que oferecerá qualificação para os jovens na modalidade híbrida, com disciplinas sociais associadas à formação tecnológica por meio da plataforma digital Escola do Trabalhador 4.0.

com informações da Setre