Na manhã desta sexta-feira (02), o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, o vice-presidente Ubriaci Dantas e o secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, receberam a visita de representantes da organização FeminismoComunitário de Abya Yala, um movimento internacional de mulheres que nasceu na Bolívia e está presente em 10 países da América Latina. A reunião marcou o convite para a VI Assembleia das Assembleias, um evento crucial para discutir as necessidades das trabalhadoras e construir um projeto de pautas e lutas.
Rafaela Villaça, uma das líderes da organização, destacou a importância do encontro, que será realizado em novembro deste ano, na cidade de São Paulo. “Estamos no Brasil, mas nossa organização é internacional. Nascemos na Bolívia a partir do processo de mudança liderado por Evo Morales”, afirmou. Ela explicou que a Assembleia das Assembleias é a instância máxima da organização e incluirá um encontro aberto no sábado e domingo, onde movimentos sociais, partidos e centrais sindicais serão convidados para debater as questões enfrentadas pelas trabalhadoras.
Sobre a organização
O FeminismoComunitário de Abya Yala foi fundado em 2003 na Bolívia como uma resposta às lutas das mulheres e ao “Processo de Câmbio” daquele país. Desde 2014, o movimento expandiu suas atividades para outros países da América Latina, incluindo Chile, México, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Colômbia, Peru e Argentina. Ao longo desses 20 anos, a organização tem trabalhado para fortalecer comunidades com base em lutas ancestrais das mulheres indígenas e promover o cuidado e o afeto como pilares de sua atuação.
Objetivos da Assembleia das Assembleias
A Assembleia das Assembleias tem dois conjuntos de objetivos: internos e ampliados.
Objetivos Internos
Celebrar as conquistas das lutas e reafirmar o compromisso com a organização e seus movimentos.
Reforçar a memória das culturas indígenas originárias como símbolos de esperança.
Elaborar estratégias comuns de ação, divulgação e organização para enfrentar problemas e injustiças.
Objetivos ampliados
Colaborar com movimentos feministas, organizações sociais, sindicais e culturais do Brasil.
Contribuir para a redefinição e articulação da luta dos povos de Abya Yala.
Fortalecer vínculos e alianças regionais no Brasil para combater o patriarcado, com foco na descolonização e despatriarcalização.
Programação da Assembleia
Rifa Solidária
Para apoiar a realização da Assembleia das Assembleias, o FeminismoComunitário de Abya Yala está promovendo uma rifa com o prêmio de uma obra de arte criada por uma mulher originária, Tamikuã TXIHI. O valor do bilhete é de R$10. O prêmio poderá ser retirado na galeria de arte em São Paulo, ou enviado para fora da cidade, com custos de envio a cargo do ganhador.
Para participar, os interessados podem fazer um PIX para a Associação de Mulheres Tecer Comunitário (CNPJ: 55.245.585/0001-00).
Este evento promete ser um marco importante para fortalecer as lutas das trabalhadoras e reafirmar o compromisso com a justiça social e os direitos das mulheres na América Latina.
Fotos: Marcela Rodrigues – CTB.