Entre os dias 30 de julho e 1º de agosto de 2024, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) é realizada em Brasília, reunindo especialistas, líderes e cidadãos de todo o país para discutir o futuro da ciência e tecnologia no Brasil. O evento, que conta com a participação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representada por Valéria Morato, presidente da CTB-MG e Ronald Ferreira dos Santos, Coordenador Geral de Articulação da Participação Social SNPS/SG/PR, tem como tema principal “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.
Temas e objetivos da Conferência
A 5ª CNCTI visa analisar os programas e planos da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2016-2023 e discutir seus resultados. O principal objetivo foi propor recomendações para a elaboração da nova ENCTI 2024-2030 e delinear ações de longo prazo. A conferência destacou a importância de integrar ciência, tecnologia e inovação de forma a promover um desenvolvimento equitativo e sustentável no Brasil.
Destaques dos debates e participações
O evento está sendo marcado por uma série de debates e mesas redondas, que abordaram temas cruciais para o futuro do país. Entre os principais destaques:
- Nova Indústria Brasil (NIB): Este eixo da conferência teve uma presença significativa, com mesas dedicadas a discutir as políticas para o fortalecimento da indústria brasileira em bases sustentáveis e inovadoras. A mesa “Nova Indústria e seus rebatimentos regionais” foi coordenada pelo secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, enquanto a mesa “Política Industrial para descarbonização” contou com a coordenação do secretário de Economia Verde do MDIC, Rodrigo Rollemberg.
- Inteligência Artificial e Complexo Industrial da Saúde: Estas temáticas foram debatidas em plenárias importantes, destacando o impacto da tecnologia e inovação em setores estratégicos da economia brasileira.
- Desenvolvimento Social e Sustentabilidade: Uma das mesas do Eixo IV, intitulada “Os ODS no Brasil: a pesquisa e a inovação”, teve a participação de Lucas Ramalho, diretor de Novas Economias na Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV), abordando a relação entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as inovações científicas e tecnológicas.
A Importância da Participação Social
“É mocionante ver que vencemos a era do negacionismo. São 3 dias de inumeros debates, nas mais diversas áreas em que o Brasil está demonstrando que sim, nós fazemos ciência. E o mais importante: com preocupação de fazer ciência voltada para o desenvolvimento do país com inclusão do povo brasileiro”, disse Valéria Morato.
Ronald Ferreira, destacou a importância da conferência como um “marco histórico”, tanto para a ciência quanto para a democracia no Brasil. Ronald enfatizou que a conferência trouxe um novo patamar para a participação social, promovendo uma escuta mais eficaz das demandas da população e propondo soluções que integram ciência, meio ambiente, trabalho e saúde. Ele ressaltou a ampla mobilização social, com a participação de mais de 100 mil brasileiros, e o compromisso do governo com a valorização dos trabalhadores e o desenvolvimento sustentável.