Agricultura familiar: quem não vive dela, depende dela para viver!

Foto: CTB.

A agricultura familiar brasileira é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo, responde por 23% do valor bruto da produção agropecuária e por 67% das ocupações no campo, contribuindo significativamente com a produção de alimentos saudáveis, a dinamização econômica, cultural e preservação ambiental do País.

O Dia Internacional da Agricultura Familiar, celebrado dia 25 de julho, reconhece o papel da agricultura familiar, reafirma o compromisso por políticas públicas e melhores condições de permanecer no campo, produzindo alimentos saudáveis e de forma sustentável, como explica o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“É um momento importante, que nos traz reflexões, debates e, principalmente, o reconhecimento de uma categoria tão importante como a nossa. São os agricultores e agricultoras familiares que produzem os alimentos saudáveis que chegam na mesa da maioria da população brasileira. Então, vamos valorizar esse dia e dar visibilidade a essa luta tão importante.”

Com apenas 23% das terras, os 3,9 milhões de estabelecimentos familiares geram 10,1 milhões de ocupações no campo, respondem por 23% do valor bruto da produção agropecuária brasileira e pela dinamização econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes, segundo dados do Censo Agropecuário de 2017 do IBGE.

A secretária de Política Agrícola da CONTAG, Vânia Marques Pinto, destaca que “O Sistema CONTAG tem a tarefa de representar a agricultura familiar. Então, trabalhamos na busca por políticas públicas de bem-estar social, de produção e de comercialização. É um conjunto de ações que nós desenvolvemos para que a agricultura familiar tenha uma vida melhor no campo. De um modo geral, todas as ações que fazemos é em busca de uma vida melhor, leis, programas e projetos para a vida das pessoas no campo.”

ANUÁRIO ESTATÍSTICO DA AGRICULTURA FAMILIAR 2024

Nesta data importante, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) lança o Anuário Estatístico da Agricultura Familiar, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

A terceira edição reúne dados com o propósito de reafirmar a importância do agricultores e agricultoras para o desenvolvimento social e econômico, com repercussões importantes. Com o devido apoio e valorização pelas políticas públicas e pela sociedade, a Agricultura Familiar poderá contribuir com o impulsionamento do desenvolvimento sustentável do País.

O Anuário Estatístico da Agricultura Familiar é distribuído em temas como: Características Gerais da População no Campo; Características Gerais dos Produtores e Estabelecimentos; Trabalho e Rendimento; Educação do Campo; Previdência Pública Rural; População Rural no Cadastro Único do Bolsa Família; Terceira Idade; Juventude Rural; Mulher no Campo; Meio Ambiente; Reforma Agrária; Política Agrícola; e Organização Sindical.

Informações: CTB.