Setores ligados ao Dia dos Pais crescerão 8%, projeta Fecomércio-BA

Foto: divulgação.

O bom momento da economia no governo Lula anima um dos principais setores: o varejo. Na Bahia, a atividade surpreende com forte crescimento nas vendas, como mostram os dados mais recentes: 10,1% em abril e 13,3% de maio, conforme levantamento mensal da Fecomércio-BA. Para o mês de agosto, com o Dia dos Pais, a tendência segue favorável, com alta estimada de 8%, em relação a 2023, nos setores que possuem alguma relação com a data.

Segundo a Federação, a variação mais elevada deve ser do grupo “outras atividades”, de 12% em relação a agosto do ano passado. São elas: lojas de artigos esportivos, materiais para escritório, joalherias, lojas de chocolates, entre outros. O segmento com maior procura é o de vestuário, que tem crescimento projetado de 9%, seguido de eletrodomésticos e eletrônicos, com 8%.

Para o consultor econômico da entidade, Guilherme Dietze, são vários motivos para esse cenário otimista com o Dia dos Pais. “O primeiro é que as datas comemorativas do 1º semestre foram positivas e não houve mudança de cenário na passagem para o 2º período do ano. Além disso, um dos fatores fundamentais são os preços mais modestos. O levantamento, com base nos dados do IPCA, mostra que a cesta de inflação para o Dia dos Pais cresce 1,28%, nos últimos 12 meses, enquanto a média da região de Salvador avança quase 4%. Ou seja, há uma queda relativa nos preços”, afirma.

EMPREGO E RENDA

Outra explicação está no mercado de trabalho aquecido. Dados do Caged mostram que o saldo de empregados e desligados na Bahia, de janeiro a maio deste ano, foi de 45,1 mil, enquanto que no mesmo período de 2023 havia sido de 43,1 mil (alta de 4,6%). A melhora na renda tem permitido a possibilidade de redução na inadimplência na região, abrindo espaço para o consumo de presentes.

Por isso, a Fecomércio-BA vê com otimismo o Dia dos Pais em 2024. O aumento projetado de 8% contrasta com o desempenho do ano passado: recuo de 6,2%. Além do comércio, o setor de serviços também se beneficia com a forte demanda nos bares e restaurantes, movimentando a economia local e aninando a todos para as demais datas comemorativas do segundo semestre, sobretudo Black Friday e Natal.

QUEDA DE PREÇOS

E tem quedas no preço de vários produtos, segundo a entidade. O smartphone tem queda média de 10%, seguido de televisor (-7,78%) e computador pessoal (-5,41%). Uma bicicleta ou um relógio de pulso está, em média, mais baixo do que no ano passado, -8,87% e -5,08%, respectivamente.

Já artigos de vestuário e calçados, há variações distintas. A camisa masculina sobe, em média 7%, enquanto os tênis estão com queda média de -2,25%. Sapato masculino (-5,05%), calça masculina (-3,31%) e bermuda masculina (-1,39%) também estão com aumento médio de preços ante o ano anterior. Os vilões são os produtos para a pele, com aumento médio de 15,29%, e os livros não didáticos, com alta anual de 13%.

com informações da Fecomércio-BA