Ciclo Nacional Remoto de palestras formativas do CES começa nessa terça-feira (23)

Foto: CTB.

Nos dias 23, 24 e 25 de julho de 2024, em períodos alternados, noturno e matutinos (23 das 19 às 22 horas), 24 (das 9 às 12 horas) e 25 (das 9 às 12 horas), será realizado o Ciclo Nacional Remoto de Palestras Formativas do Centro Nacional de Estudos Sindicais, cujo tema será: “Desafios do Movimento Sindical frente às Eleições Municipais e ao processo de Formação Sindical”.

O Movimento Sindical no Brasil, em toda a América Latina e em vários países de outros Continentes enfrenta enormes de desafios na conjuntura atual. Destacamos, para aprofundarmos neste Ciclo Nacional Remoto de Palestras Formativas do CES, o processo de Formação Sindical em vários países e as Eleições Municipais no Brasil.

Dia 23 de julho – 19h às 22h
Tema: Eleições Municipais na Conjuntura Atual
Palestrantes:

• Nádia Campeão, engenheira agrônoma e secretária nacional de Organização do PCdoB
  • João Pedro Stédile, economista e líder do MST

Neste painel de abertura, os palestrantes discutirão o cenário das eleições municipais frente aos desafios políticos e sociais atuais.

Dia 24 de julho – 9h às 12h
Tema: Formação Sindical na Conjuntura Nacional e na América Latina

• Professor Augusto Petta, sociólogo e coordenador de Formação do CES
  • Professor Dari Krein, professor do Instituto de Economia da Unicamp e Diretor do CESIT – Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho

Este dia será dedicado à análise da formação sindical frente às dinâmicas políticas e econômicas tanto no Brasil quanto na América Latina.

Dia 25 de julho – 9h às 12h
Tema: Movimento Sindical no Brasil, na América Latina e na Europa
Palestrantes:

• Oscar Andrade, senador e dirigente do PCU (Uruguai)
  • Nivaldo Santana, ex-deputado estadual e secretário de Relações Internacionais da CTB
  • Professor Hugo Dias, professor do Instituto de Economia da UNICAMP e do CESIT

No encerramento do ciclo, os debatedores trarão suas experiências e análises sobre o movimento sindical em diferentes contextos continentais.