Sindsaúde Lança Campanha Nacional da Enfermagem: Luta pela Implantação do Piso Salarial no Setor Privado

Foto: CE.

Na tarde desta quinta-feira (18), a sede do Sindsaúde foi palco de mais um evento marcante para a enfermagem no Ceará e no Brasil. O sindicato, em conjunto com entidades nacionais, lançou a campanha nacional focada na implantação do piso salarial para a categoria no setor privado. Diversos profissionais compareceram ao encontro, onde foram debatidas estratégias essenciais para avançar nessa luta tão necessária.

Dois anos após a aprovação da Lei Federal do Piso Salarial da Enfermagem, a realidade continua desoladora para muitos profissionais, em especial do Setor Lucrativo. Enquanto as instituições privadas de saúde acumulam lucros bilionários, fruto do trabalho incansável da enfermagem, o cumprimento do piso salarial ainda não se concretizou.

O evento contou com a participação de diversas lideranças e outras entidades sindicais. Martinha Brandão, diretora do Sindsaúde e uma das principais vozes na luta pelo piso salarial da enfermagem no Ceará, fez um discurso inspirador e incisivo:

“Não podemos desistir achando que ganhando só um pouquinho a mais como vem sendo oferecido pelos patrões, devemos esquecer que lutamos por um piso salarial”, afirmou Martinha, reforçando a importância de continuar a mobilização. Ela também criticou duramente as instituições de saúde privadas, que têm se mostrado resistentes em valorizar a categoria como deveria, apresentando propostas com valores verdadeiramente miseráveis e longe do estabelecido em lei.

“Desistir não é nossa opção, apenas dos ataques do Supremo e do setor privado. Por mais que fique só o Sindsaúde sozinho, lutando no Brasil inteiro, não vamos abandonar nossa enfermagem”, acrescentou Martinha. Ela enfatizou que a sociedade precisa entender que a enfermagem ainda não está recebendo o piso, e que o apoio de todos é crucial para essa causa.

Quintino Neto, presidente do Sindsaúde, também discursou, destacando a importância da união da categoria: “A enfermagem deu aulas, e precisamos da enfermagem cada dia mais unida. Essa luta não pode diminuir até que consigamos os direitos de todos os trabalhadores da enfermagem. Essa é a luta que o Sindsaúde encabeça e não vai desistir.”

Na ocasião, Quintino também reforçou a respeito da luta pela PEC19, que trata a respeito da carga horaria de 30 horas e o reajuste salarial anual do piso.

Vale lembrar que, em sua última decisão, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que o piso salarial deve ser negociado dentro dos acordos e convenções coletivas de trabalho. Contudo, os empregadores têm oferecido propostas muito abaixo do estipulado, desrespeitando a lei e desvalorizando a enfermagem.

O evento também contou com momentos de descontração, com um coquetel e a distribuição de camisetas da campanha, estampadas com a mensagem poderosa: “A Enfermagem Salva Vidas, o Piso Salarial Garante a Nossa Sobrevivência!”. Este slogan reflete o espírito de resistência e a importância vital dessa causa para todos os profissionais.

O Sindsaúde reafirma seu compromisso com a enfermagem e convoca todos os profissionais a se unirem nessa jornada.

Informações: Sindsaúde-CE.