Nesta quarta, 17 de julho, a luta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e seus sindicatos do meio ambiente, é marcada pelo Dia de Proteção às Florestas no Brasil, um dia para chamar a atenção da sociedade para a importância da preservação das florestas e de sua importância para o equilíbrio do planeta.
É sempre bom destacar que o papel das florestas é essencial para o nosso ecossistema. Elas são fundamentais no fornecimento de água, alimentos e medicamentos, sequestro de carbono, regulação do clima e controle de erosões, entre muitos outros.
São as florestas também que atuam como um agente importante na manutenção da biodiversidade, desempenhando funções sociais e econômicas importantes aos seres humanos.
Diante disso, para a CTB, a luta para zerar o desmatamento no Brasil é central. “Nós temos um caminho duro pela frente, mas a defesa das florestas é essencial para a vida. Sem as florestas, é impossível resolver o problema do aquecimento global, então precisamos valorizá-las e protegê-las”, ressalta a direção do Sindicato.
No caso do Brasil, nós temos seis biomas terrestres com altíssima riqueza biológica, entre eles a Mata Atlântica, que encontramos em São Paulo. “Frear o desmatamento é possível. E isso passa pela ampliação dos investimentos em ciência e tecnologia de forma a potencializar as ações de rastreabilidade, a inteligência, o geoprocessamento, o uso de imagens de satélite e as operações em terra. Todas essas ações podem garantir maior preservação, fomentar um desenvolvimento com equilíbrio e punir para quem atua para devastar nossos biomas”, destacou a gestão do Sintaema.
Defender nossas florestas é defender a vida!