CTB participa de 3ª reunião do Conselhão: “Momento importante do diálogo social”

Foto: CTB.

Na manhã desta quinta-feira (27), o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, participou da 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, o Conselhão, em Brasília, juntamente com cerca de 250 conselheiros e pessoas de vários setores empresariais, movimentos sociais e da sociedade civil. Na ocasião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou significativos decretos que visam impulsionar diversas áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional.

Adilson Araújo destacou a importância da reunião e o papel crucial do Conselhão em promover um governo mais eficaz e responsivo às necessidades da sociedade. “A 3ª Reunião Plenária do Conselhão, com o tema “Governando com Diálogo”, marca um momento importante do diálogo social. Reunidos neste dia, os Conselheiros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) na presença do presidente Lula, o Conselhão apresentou um balanço das atividades e relatórios produzidos pelos inúmeros grupos de trabalho. São muitos os resultados apresentados até então, o que revela que o Governo está aberto para ouvir, refletir e absorver as contribuições no sentido de fazer um Governo bom e com melhores resultados. Ao destacar que a democracia tem um valor fundamental para o Brasil, ao mesmo tempo em que se rechaçou toda e qualquer tentativa de golpe contra a democracia na Bolívia, o governo brasileiro faz uma exposição do seu importante papel nas relações diplomáticas e na integração latino-americana. Entre tantas propostas apresentadas, o enfrentamento à política de juros altos, o combate às desigualdades, a eliminação do analfabetismo, uma política integrada de cuidados da criança, inovação tecnológica e transformação digital estão entre as prioridades do governo que exigirão intensa mobilização da sociedade para a consecução dos programas”, enfatizou o presidente.

Clemente Ganz Lúcio, representante do Fórum das Centrais, complementou o discurso ressaltando a urgência no enfrentamento da desigualdade e no debate sobre o ajuste fiscal, apontando para a necessidade de uma governança robusta que capacite o Estado brasileiro a lidar com esses desafios estruturais.

Decretos

Durante a cerimônia, o presidente sancionou o programa Mobilidade Verde e Inovação, um passo importante na direção de políticas sustentáveis para o país. Além disso, foi aprovado o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas, demonstrando o compromisso do governo com a mitigação dos impactos ambientais e a promoção de práticas de desenvolvimento sustentável.

Outro ponto da reunião foi a sanção do Marco Regulatório de Fomento à Cultura, reforçando o apoio governamental às iniciativas culturais e artísticas do país. A assinatura de decretos também incluiu a Estratégia Nacional de Economia Circular, a Política Nacional de 1ª Infância e a Regulamentação da Lei de Incentivo à Reciclagem, medidas que prometem fortalecer setores críticos da economia brasileira e melhorar a qualidade de vida da população.