Nesta quarta-feira, 26 de junho, a Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe (FEEBASE) representada pelo presidente Hermelino Neto, participou da primeira rodada de negociação em São Paulo, onde foram discutidos diversos pontos cruciais para a categoria bancária. Entre os tópicos abordados estavam o pré-acordo, emprego, fechamento de agências e demissões, ausência de mulheres na área de TI, pejotização, crescimento da terceirização na área de TI, retorno das homologações nos sindicatos.
A reunião começou com a discussão do pré-acordo e a necessidade de garantir o princípio da ultratividade até finalizar a campanha nacional dos bancários, garantindo assim todos as conquistas até a assinatura do próximo acordo. Outro tema relevante tratado foi o fechamento de agências e a redução de postos de trabalho. Esse modelo de gestão implementado pelos bancos, que resulta em demissões e adoecimento dos trabalhadores, agravado por metas abusivas e o constante medo de perder o emprego.
Neto destacou a precarização no setor bancário, especialmente no Banco Santander, que tem contratado terceirizados e MEIs para exercerem atividades de bancários. “Infelizmente, o Banco Santander tem praticado isso de forma ofensiva, sendo um péssimo exemplo para o setor financeiro,” disse ele, reforçando a necessidade de combater essa prática de forma efetiva.
Além das discussões principais, o Comando preocupado com a população e o crescimento econômico do país, solicitou a assinatura de uma carta conjunta com a FENABAN a ser encaminhada ao Banco Central, pedindo a redução dos juros.
A Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) comprometeu-se a discutir com os bancos e responder algumas demandas tratadas na reunião de hoje. No entanto, quanto à assinatura do pré-acordo, a FENABAN se recusa a assinar, argumentando que não há necessidade, pois nos últimos anos as campanhas têm sido concluídas antes de 1° de setembro.
Próximas negociações:
02/07: Cláusulas Sociais
11/07: Igualdade de Oportunidade
18 e 25/07: Saúde
06 e 13/08: Cláusulas Econômicas
Informações: Feebbase.